Grandes: Dupla é nome consagrado no mercado hoje (Divulgação)

Grandes: Dupla é nome consagrado no mercado hoje (Divulgação)

Dois dos nomes mais conhecidos dos quadrinhos nacionais, os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon estarão no Recife esta quinta (21) para o festival de literatura do Recife, . Eles debatem com o crítico do Jornal do Commercio, Diogo Guedes, no Museu Murilo La Greca, às 20h. A entrada é de graça.

Bá e Moon construíram a carreira na base do do-it-yourself, com a série independente 10 Pãezinhos, que depois virou uma coleção de livros. Hoje, eles assinam tira na Folha de S. Paulo e têm na estante um prêmio Jabuti e vários Eisner Awards, incluindo um por melhor série limitada por Daytripper, que saiu pela Vertigo.

Desde os anos 1990 que desenhistas brasileiros se destacam no mercado americano de super-heróis, sobretudo Marvel e DC Comics. Mas Bá e Moon quebraram a barreira ao emplacarem uma série autoral passada no Brasil e com personagens originais criados pela dupla. Para completar foram coroados com boa resposta da crítica e prêmios.

Além de Daytripper, também vale a pena ir atrás da adaptação da dupla para O Alienista (que venceu o Jabuti), que saiu pela Agir em 2007, além da coletânea Pixu (2009), pela Devir. A dupla deve falar da carreira, dos desafios do mercado editorial hoje e de seus projetos. Veja aqui a lista completa das atrações deste ano do A Letra e A Voz (tem Marina Lima no final de semana).

Sem mais artigos