Criolo durante show no Rec Beat (Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação)

Recife recebe esta semana a Expoidea, evento que mescla debates sobre tecnologia, cultura e sustentabilidade até o próximo dia 13 (domingo). A abertura será nesta terça (8), mas as palestras e demais atividades começam amanhã. O destaque serão os shows, entre eles o rapper Criolo e uma homenagem ao disco clássico Paêbiru, de Zé Ramalho e Lula Côrtes.

Criolo se apresenta no palco armado em frente ao Paço Alfândega, na Livraria Cultura, na quarta (9), às 22h30. Neste pocket-show, ela fará o clássico formato do hip hop DJ + MC, bem diferente da última vez que tocou por aqui, no palco do Rec Beat, no Carnaval.

O rapper ainda participa de um debate com o músico pernambucano Cannibal sobre transformações sociais. Criolo trouxe ao evento sua mãe, Maria Vilani, que falará de sua trajetória de superação. Outro show de destaque dessa edição é a homenagem ao disco Paêbiru, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, de 1975.

Disco mais caro da música brasileira, o álbum teve a maior parte de sua primeira tiragem perdida em uma enchente que assolou o Recife naquele ano. Das 1300 cópias, 1000 foram perdidas. Hoje, um vinil custa mais de R$ 4 mil e são encontrados em sua maioria no exterior. O tributo é organizado pelo músico Missionário José e terá participações de Parafusa, Mombojó, entre outros.

Coutinho ganha mostra (Foto: Divulgação)

Cinema
O audiovisual também ganhou atenção. O cineasta Eduardo Coutinho recebe uma mostra no São Luiz dedicada a abordar momentos importantes de sua carreira. Serão exibidos os longas Cabra Marcado Para Morrer, Santo Forte, Edifício Master, Jogo de Cena e o mais recente, Canções.

Todas as atividades são gratuitas. No eixo de tecnologia, destaques parao debate sobre o Instamission, criado pela jornalista Dani Arrais, dona do blog Don’t Touch My Moleskine, e Luiza Voll, ambas criadoras da Contente, empresa especializada em negócios da internet. Há ainda debate sobre mercado de TI, sustentabilidade e uma mesa com a jornalista Carolina Leão sobre nosso desejo de amar o passado. Veja a programação completa. [Com informações do NE10]

Sem mais artigos