O Advogado do Terror

Documentário sobre a vida de Jacques Vergès, o famoso advogado do terror, fazendo juz ao nome do trabalho mesmo. O cara é famoso por defender “celebridades” do mundo do terrorismo, os rejeitados sociais. Tornou-se conhecido por ter como seus clientes pessoas não tão dignas de pena como o ex criminoso de guerra nazista Klaus Barbie, mais conhecido como “O Açougueiro de Lyon”, um temido oficial da SS conhecido pela brutalidade com que torturava os seus prisioneiros.

O cara no mínimo deve ser bom, porque quando perguntado se ele seria capaz de defender Hitler, o advogado replicou: “Eu defenderia Bush, desde que ele confessasse ser culpado”. Entre seus clientes mais famosos, Carlos, o Chacal e o ex-presidente Slobodan Milošević, em 2002.

O Advogado do Terror
Barbet Schroeder
[L’Avocat de la Terreur, França, 2007]

Distribuição: Imagem Filmes
Com: Jacques Vergès, Bassam Abu CaóticSharif, Abderrahmane Benhamida, Barbet Schroeder


Agente 117 – Uma Aventura no Cairo

E mais uma vez a França mandando produções por aqui. No Egito de 1955, o galã Hubert Bonisseur de La Bath (Jean Dujardin), codinome agente 117, é enviado pelo presidente da França para uma missão secreta no Cairo (Egito), um verdadeiro ninho de espiões. Enquanto todos lá estão metidos em conspirações e desconfiam uns dos outros, o cara comete gafe atrás de gafe na tentativa de cumprir seu objetivo. Qualquer semelhança com as comédias policiais americanas não é mera coicidência.

Estamos na era das refilmagens, trazendo antigos galãs às telas. O Agente 117 é um personagem antigo, criado por Jean Bruce que apareceu em diversos filmes de aventura e espionagem nos anos de 1960. Para muitos críticos, nada mais é que uma paródia de James Bond de 5ª. Decidam de vale uma passadinha no cinema.

Agente 117 – Uma Aventura no Cairo
Michel Hazanavicius
[OSS 117: Le Caire nid d’espions, França, 2006]

Distribuição.: Daylight Films
Com: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, Aure Atika, Philippe Lefebvre, Constantin Alexandrov, Saïd Amadis, Laurent Bateau, Claude Brosset, François Damiens, Youssef Hamid, Khalid Maadour, Arsène Mosca, Abdellah Moundy, Eric Prat e Richard Sammel.


Caótica Ana

O filme é uma viagem por quatro anos na cabeça da caótica adolescente Ana (Manuela Vellés), jovem espanhola, dos 18 aos 22 anos. Como em uma hipnose, a protagonista mostra que não vive sozinha, que sua existência é semelhante a continuação da vida de outras jovens mulheres que morreram de um trágico modo. O drama não é nada adicional.

Caótica Ana
Julio Medem
[Caótica Ana, Espanha, 2007]

Distribuidora:  Pandora Filmes
Com: Manuela Vellés, Charlotte Rampling, Bebe, Asier Newman, Nicolas Cazalé, Raúl Peña, Gerrit Graham, Matthias Habich, Lluís Homar, Antonio Bellido, Leslie Charles, Sue Flack, Giacomo Gonnella, Juanma Lara e Diego Molero.


Pequenas Histórias

A velha história da vovó que conta histórias na varanda, só que agora não é tricô, ela corta e costura retalhos de pano, criando imagens ilustrativas dos contos. São quatro histórias com personagens e lendas do imaginário brasileiro, especialmente de Minas Gerais, que têm como elementos centrais o humor e a magia. Semelhanças com o Sítio do Pica Pau Amarelo? Será??
O filme não chega a ser ruim, mas, segundo a crítica, lembra um especial de fim de ano para TV. Até porque a senhora é Marieta Severo, a mamãe ajuizada do seriado da TV Globo A Grande Família.

Pequenas Histórias
Helvécio Ratton
[Pequenas Histórias, Brasil, 2007]

Distribuidora: Filmes do Estação
Com: Gero Camilo, Paulo José, Patrícia Pillar, Marieta Severo, Maurício Tizumba, Constantin de Tugny, Miguel de Oliveira, Edyr Duqui, Maria Gladys, Rodolfo Vaz, Manoelita Lustosa e Mário César Camargo.


O Segredo do Grão

Slimane Beiji (Habib Boufares) tem 60 anos e enfrenta um divórcio após anos de casamento. Sem emprego nem salário, ele é obrigado seguir dependente de sua família, transformando-o num homem inútil para a sociedade e fracassado. Sonhador, é na velha idade que alguns homens se realizam, assim como nos problemas encontram força para reerguer-se e Slimane, diante de seus problemas, resolve concretizar seu grande sonho, abrir um restaurante.

O Segredo do Grão
Abdel Kechiche
[La Graine et lê Mulet, França, 2007]

Distribuidora:  Imovision
Com: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Faridah Benkhetache, Abdelhamid Aktouche e Bouraouia Marzouk.


Viagem ao centro da Terra – O Filme

Mais uma vez a terra vai ser destruída pela ignorância dos homens quanto ao cuidado com a natureza. Não é a continuação de “O dia depois de amanhã”, mas a temática é a mesma: quando erupções vulcânicas e terremotos aumentam rapidamente de intensidade, ameaçando destruir a orla do Pacífico e mergulhar o mundo no caos ecológico. O desastre poderia ter sido previsto antes, pois um famoso explorador do passado deixou uma mensagem, ponto de partida para os estudiosos.

Para resolver o problema, não tem Judie Foster de Twister, ou Will Smith em Idependence Day, mas uma equipe de cientistas tem a missão ao núcleo da Terra, para tentar impedir que o desastre global aconteça. O filme é uma adaptação do livro de Jules Verne e já foi exibido em 3D em algumas salas do Brasil, para os críticos, é claro.

Viagem ao centro da Terra – O Filme
Terry Cunningham
[Descent, Canadá]

Distribuidora: California Home Vídeo
Com: Luke Perry, Natalie Brown, Michael Dorn, Rick Roberts, Brandi Ward, Mimi Kuzyk, Michael Teigen, Mike Realba, Adam Frost, James Downing, Jefferson Brown, Martin Roach, Natalie Madison-Brown e J.C. Kenny

Sem mais artigos