SONHO POP SUECO
Por Breno Soares

Foto: Divulgação
Annika Norlin, do Hello Saferide

A banda sueca Hello Saferide é formada pela dupla Annika Norlin e Maia Hirasawa. Annika escreve todas a letras e toca guitarra e violão. Maia toca vários outros instrumentos como teclado, violão, e xilofone. Elas são acompanhadas por mais alguns amigos que se revezam entre os outros instrumentos da banda. Com lindas canções sobre amor, relacionamentos e cotidiano, elas conseguem chegar facilmente ao ouvinte com as suas melodias singelas e letras inocentes.

O mundo conheceu o som das moças no disco Inctroducing… Hello Saferide, mas é certo que pouca gente as conhecia quando tocaram semana passada em Recife, no Festival No Ar: Coquetel Molotov. O GRITO falou com Annika antes do festival, e parou as moças logo após o apertado show na Sala Cine UFPE, onde a sueca reclamou, após uma cover de Beach Boys: “que calor”!

O GRITO: Em todos os lugares que eu li a respeito do nome “Hello Saferide” eu tive a mesma resposta: “inspirado por um inteligente motorista de ônibus em uma cidadezinha viciada em drogas. Não pergunte.” Nos conte a respeito dessa história, do motorista e dessa cidadezinha. Estamos curiosos em saber.
Annika: Haha. Não é tão interessante, de fato. Eu apenas peguei uma frase que me marcou enquanto eu estudava em Connecticut, EUA. Eu estive em uma pequena cidade onde muita gente era viciada em drogas então você tinha que chamar o serviço de táxi da escola para eles te levarem a um bar, loja ou qualquer outro lugar que precisasse. O motorista era um cara muito inteligente e engraçado que sempre respondia “Hello Saferide” quando o chamávamos. É um nome estúpido, eu sei. Mas você tem que lembrar usei isso porque coloquei uma música na internet e estava com medo que meus amigos músicos fizessem pouco, caso eles descobrissem que era eu. [Annika é jornalista musical na Suécia]

Os participantes da banda são: Annika Norlin, Andreas Söderlund, Maia Hirasawa, Fredrik Hultgren and Jens Lagergren, correto? Qual é a formação musical de cada um de vocês?
Sim, mas aqui no Brasil será apenas Maia e eu. Eu escrevo as músicas, toco a guitarra e canto. Maia canta em segunda voz e toca um monte de outros instrumentos: piano, órgão, glockenspiel, melódica. Andreas tem produzido a maior parte de nosso trabalho e toca guitarra e teclado. Jens toca baixo e Fredrik toca bateria.

A respeito do programa de rádio “Musikjournalen Live Session”. Você continua no programa? Que tipo de programa ele é?
Sim, mas atualmente ele se chama P3 Live Session. É um grande luxo para mim porque muitas bandas realmente boas vão tocar ao vivo e eu sou a única assistindo.

Além do Hello Saferide o que você e a Maia fazem?
Eu sou jornalista, mas hoje em dia eu trabalho mais com música.

Agora que o banda assinou com um selo, depois de você ter usado a internet para divulgar suas músicas, o que você pensa a respeito do download grátis de mp3 e a internet em geral para artistas?
Isso é complicado. Eu amo a internet, pelo fato dela deixar todos os músicos em no mesmo patamar. Não importa se você tem um grande selo por trás de você ou não, você ainda vai continuar a fazer seu estilo musical. Eu penso que as pessoas estão fazendo downloads e isso vai ser parte da evolução do homem. Mas acredito que a maioria das pessoas não saiba que a maioria das bandas não faz muito dinheiro, nem nas vendas de discos nem nos shows. Muita gente vem até mim após os shows e dizem: Eu baixei o teu álbum, e eu realmente gostei. Agora eu vou comprar. Eu estou tentando fazer a mesma coisa, se eu escutar três músicas de um álbum que eu gostar eu sempre irei comprá-lo.

Quais são as inspirações musicais?
Para mim, muitas. A maioria é uma mistura de indie pop e country antigo (pelas letras). Alguns que eu realmente gosto são: Tom Waits, the Sprites, Heavenly, The Lemonheads, Dolly Parton, Towned Van Zandt, Jonathan Richman… eu poderia continuar para sempre.

O que você e Maia têm escutado ultimamente?
Eu estou ouvindo muito um cantor dos anos 1950 chamado Tennessee Ernie Ford. O novo álbum do Jens Lekman acabou de ser lançado e eu tenho escutado muito. Oh, e essa banda sueca instrumental chamada Detektivbyran.

Você poderia nos sugerir algumas bandas ou cantores suecos?
Ok, aqui vão algumas: Detektivbyran, Jens Lekman, Laakso, Vapnet, Miss Li, Isolation Years.

Quais seus outros projetos?
Eu fiz um disco em sueco chamado Säkert! Produzido por Henrik Oja. Nós o lançamos em Janeiro e tem ido bem. Excursionams todo o verão. Lançaremos em alguns paises estrangeiros também, como Japão.

O que você achou de tocar em Recife?
De início tivemos alguns problemas com os instrumentos, mas depois ficou tudo ok, foi muito divertido tocar aqui, as pessoas são muito carinhosas e estava cheio de gente.

Você viu algum dos shows do festival, gostou de alguma banda que viu?
Eu não pude ver os shows da noite passada. Sei que temos algumas bandas suecas que vieram aqui para tocar, não sei o que esperar. Sei que vai ser muito divertido, as pessoas aqui são muito divertidas, sabem as músicas. O que você me recomendar ver?

Sem mais artigos