Fotos: Reprodução.

Fotos: Reprodução.

Só deu Pernambuco no encerramento da do Rio de Janeiro, neste domingo (21), no Maracanã, no Rio. A , formado por Hélder Aragão (), Maciel Salú (voz e rabeca), (voz), (voz e guitarra) e Jam da Silva (percussão) tocou para um público estimado de 70 mil pessoas. O repertório incluiu músicas da própria Santa Massa e de , Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Jacinto Silva e ainda uma canção composta especialmente para ocasião, de autoria de Maciel Salú.

O grupo ainda convidou para a apresentação o Maestro Spok (voz e sax), André Julião (sanfona) e Yuri Queiroga (baixo). Na mesma noite o pernambucano Lenine subiu ao palco tocar “Jack Soul Brasileiro” em homenagem aos voluntário dos jogos olímpicos.

O ano de 2016 é bem especial para a Orchestra Santa Massa. O grupo celebra 15 anos de carreira e por isso montou um show especial que reúne sucessos e músicas inéditas. Eles também estão gravando um novo álbum que deve sair nos próximos meses. A Santa Massa é reconhecida por unir música eletrônica a ritmos populares brasileiros, sem pecar pelo excesso.

Em seu currículo, a coleciona a memorável turnê em 2003 com mais de 36 shows entre Europa e América do Norte com passagens por festivais como o Roskilde Festival (DNK); Festival de la Cote d’Opale (FRA); Roots Festival (HOL); Free Jazz (RJ e SP); Abril Pro Rock (PE); Virada Cultural (SP); RecBeat (PE). Entre os anos de 2004 e 2011, o grupo deu uma pausa nas atividades da Santa Massa. Neste período, os integrantes investiram em suas carreiras individuais e em outros projetos. Em 2011 a se reencontrou e retomou a agenda de shows, unindo o repertório já conhecido a novos temas e versões que os influenciaram.

A participação da banda no encerramento dos Jogos marcou uma cerimônia com muitas referências ao Nordeste, com destaque para o Carnaval do Recife, Mestre Vitalino e outras expressões. “A Cultura Brasileira é um bem de enorme valor. Ela representa nossa nação e nos faz povo. Através dela nos enxergamos, nos entendemos e evoluímos. Ontem, em horário nobre de TV, fomos todos convidados a reverenciá-la. Milhares de voluntários e profissionais ligados a arte. Nenhum vagabundo. Nenhum em busca de emprego. Todos em busca de levar e elevar nossa beleza pelo mundo afora”, escreveu Isaar em seu Facebook.

Veja imagens da participação dos pernambucanos:

isaar3

isaar2

santamassa

#Recife2024

O destaque dos pernambucanos na cerimônia repercutiu bastante nas redes sociais, o que levou a hashtag #Recife2024 a entrar nos Trending Topics no Twitter. Os usuários postaram ideias para a cidade ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Na tiração de onda, o bairro do Ibura sediaria as competições de tiro e a escultura Obelisco de Brennand (popularmente e carinhosamente apelidada de “rola de Brennand”) receberia a chama olímpica.

https://twitter.com/KendallKesia/status/767682780969009152

CqdNz1dWgAEJyer.jpg large

Sem mais artigos