ENTRE O NADA O CÃO
Mais melancolia indie da Suécia num projeto que precisa ser conhecido.
por Paulo Floro

Sarah Assbring, a artista responsável pelo projeto El Perro Del Mar, estava numa profunda depressão. Depois de passar por várias bandas em seu país natal, a Suécia, sucessivas crises e desentendimentos a levaram às praias espanholas para esfriar a cabeça. Num desses momentos de completude e reflexão, numa minúscula cidade, Sarah, encontrou um cachorro e logo se ligou emocionalmente ao animal, que passou a visita-la todos os dias nesta mesma praia. Foi então, que antes desiludida, decidiu retornar com um novo projeto musical, e o nome do projeto, óbvio, faz referência a esse episódio de sua vida: El Perro del Mar.

Este disco, Look! It´s El Perro Del Mar reúne todos os singles já lançados por esse projeto. Estudiosa de piano e canto desde pequena, Sarah incorpora a música erudita ao pop, jazz e soul de uma maneira fabulosa. Mesmo trabalhando com nomes como Jose Gonzales e Jenny Wilson e sendo muitas vezes acompanhada de dois guitarristas e um organista, prefere manter El Perro del Mar como um projeto solo, para não se prender a uma banda. Descoberta por Jens Lekman, do selo Secretely Canadian (com nomes como Antony and The Johnsons no cast), seu disco já foi lançado nos EUA e no Reino Unido. No entanto, Sarah, que não gosta de shows nem de turnês, prefere o conforto de uma ilustre e talentosa desconhecida à badalação do mundo pop. No entanto dada a beleza das canções de seu último disco, será difícil conservar esse anonimato para sempre. Seu single lançado em vinil junto com Lekman pelo Secretely Canadian, se esgotou rapidamente, sites como Pitchfork, Spin.com dão altas cotações para o último disco Look! It´s… e Sarah já estampa várias revistas ao redor do globo. Recentemente abriu os shows do Calexico em Londres e fez shows ao lado da banda escocesa Camera Obscura.
Looks It´s El Perro del Mar é a trilha sonora da vida de Sarah Assbring. O disco começa triste, como se estivéssemos naquele feriado espanhol, à beira da praia, onde Sarah teve a epifania necessária para começar o projeto. “Candy” e “Sad” exorcizam esses momentos, enquanto “Party” e “Dog” tem paragens mais amenas, mas ainda assim melancólicas. Misturando jazz com música de câmera, pop e algumas pitadas de soul, Look! It´s… conta ainda com “Shake It Off”, feito em parceria com Jens Lekman e “I Can´t Talk About It”, uma bem feita orquestra indie, com coral, guitarras, piano e orgão, além da triste e profunda voz de Assbring, El Perro del Mar é difícil em toda sua poeticidade, delicadeza. Não há pressa para que se alcance um público maior, não há concessões ao pop já bastante conhecido.

EL PERRO DEL MAR
Look! It´s El Perro del Mar
[Hybris Records, 2006]

NOTA:: 9,0

Sem mais artigos