Aos poucos o mercado editorial de quadrinhos no Brasil vai recebendo nomes importantes das HQs, ampliando a diversidade de temas, estilos e narrativas, o que é super importante para a popularizão do meio. E tudo isso para falar que temos duas obras de Manuele Fior já nas livrarias: A Entrevista e Cinco Mil Quilômetros por Segundo.

Manuele Fior é um dos artistas contemporâneos mais importantes dos quadrinhos. Nascido em Cesena, na Itália, Fior é quadrinista, ilustrador e arquiteto. Além de gibis ele também publica sua arte em publicações como Le Monde, Vanity Fair e The New Yorker. Essas duas HQs que chegam agora ao Brasil foram aclamadas quando lançadas no exterior. Nos EUA elas saem pela prestigiada Fantagraphics.

Cinco Mil Quilômetros por Segundo (Devir) conta a história de Piero e Lucia, que começou com uma troca de olhares entre dois adolescentes e termina como um encontro desesperado de dois ex-namorados agora mais velhos (e tristes). Fior narra as idas e vindas do casal em cinco capítulos, passando pela Itália, Noruega e Egito. A obra revelou o talento do quadrinista para grandes audiências, sobretudo por suas bonitas aquarelas e habilidade em narrar histórias cheias de delicadeza, mas com forte impacto emotivo.

Ele venceu o prêmio principal de Angoulême com essa obra, em 2010. A edição da Devir tem 148 páginas e capa dura ao preço de R$ 74.

A Entrevista se passa no futuro, em 2048. Enquanto uma geração se sente envelhecida, exausta e acabada, uma outra, mais jovem, luta para criar novos valores e formatos de coexistência como casal e família. A edição da Mino tem 176 páginas e custa R$ 64,90, com previsão de lançamento para final de julho.

Sem mais artigos