Drive-By Truckers (Foto: Divulgação)

Country arejado
Por Paulo Floro

DRIVE-BY TRUCKERS
Brighter Than Creation’s Dark
[New West, 2007]

Drive-By Truckers - Brighter Than Creation’s DarkO country-rock, um dos mais engessados – e, sim, conservador – gêneros do rock contemporâneo vislumbrou uma renovação com o novo disco do Drive-By Truckers, banda de Athens, Georgia, nos EUA. A crítica já o elegeu como um aríete para fazer com que o “cowpop” acorde para um momento mais inspirado e inovador, como fez a música pop com nomes que vão de Justin Timberlake a Rufus Wainwright.

Brighter Than Creation’s Dark é sofisticado sem precisar abrir mão dos elementos mais característicos da banda – e de seu gênero como um todo. Sim, ainda dá pra se imaginar num saloon no meio do nada, mas também se vislumbra outras propostas. O Drive-By Truckers é o curioso caso da banda adorada até por quem a detesta. Os detratores do Southern Rock respeitam a banda e sua relevância no rock só cresce. E este ano pareceu mesmo uma prova de fogo para o grupo, já que um de seus principais integrantes, Jason Isbell partiu em carreira solo. Ano passado, tocaram no disco da musa Bettye LaVette, The Scene Of Crime.

A banda neste disco está menos uniforme que o anterior. A Blessing and a Curse (2006). Mas as diferentes idéias ainda tem o peso da influência dos Rolling Stone e Tom Petty. Entre bons momentos e outros nem tanto, destaques para as faixas “The Opening Act” e sua letra quase rebuscada e “Two Daughters and a Beautiful Wife”, com delicado vocal feminino em dueto.

NOTA: 7,0

[audio:Drive-By-Truckers-Two-Daughters-And-A-Beautiful-Wife.mp3]
Sem mais artigos