A artista Drik Barbosa e o Slam das Minas SP, um dos grupos que promovem e protagonizam batalhas poéticas mais respeitados do país, lançam juntas o single “Trincheira #ElasSim” – primeira experiência musical do coletivo -, acompanhado de videoclipe, pela gravadora Laboratório Fantasma.

O Slam das Minas SP possui um discurso poético de luta contra o machismo, racismo e homofobia, ao mesmo tempo em que facilita pautas feministas e das mulheres de periferia. É caracterizado como um desabafo contra o patriarcado, e garante um lugar seguro para que mulheres possam se expressar livremente. Surgiu em 2015, em Brasília, e ganhou novas vozes em São Paulo em 2016, com organização de Mel Duarte, Jade Quebra, Pam Araújo, Carolina Peixoto e Luz Ribeiro.

A composição da música aconteceu de modo que cada uma ficou responsável por uma parte. A ideia central foi relacionar palavra e proteção, e a partir daí falam sobre o que significa proteção para si, e a relação que têm com a palavra – desde a importância da poesia, como o caso do Slam, até a música, como é o caso da Drik.

“Cada parte tem bastante da história de cada uma; uma própria identidade. Por meio disso, apresentamos a relação da mulher com a palavra”, explica Pam Araújo. No refrão, todas cantam juntas.

A sonoridade, por sua vez, assim como a composição, é uma mistura de personalidades, e segue o ritmo mais próximo de cada compositora em sua fala. Traz brasilidade, rap, funk e instrumentação de religião de matriz africana.

O lançamento da collab acontece dia 6 de outubro, no Sesc Parque Dom Pedro, durante a final estadual do Slam das Minas SP, com pocket show de Drik Barbosa, e entrada gratuita.

Sem mais artigos