Does It Offend You, Yeah? (Foto: Divulgação)

Duas (cópias de) bandas em uma só
Por Mariana Mandelli

DOES IT OFFEND YOU, YEAH?
You Have No Idea What You’re Getting Yourself Into
[Almost Gold, 2008]

You Have No Idea What You’re Getting Yourself Into, debut do quarteto inglês de Reading Does It Offend You, Yeah? (sim, eles gostam de nomes grandes) é um ótimo exemplo de que juntar guitarras e sintetizadores nem sempre dá uma mistura muito certa. O equilíbrio não é fácil de ser alcançado e o resultado é uma mistureba bizarra que mais parece uma coletânea de, no mínimo, dois artistas, tamanha é a falta de coesão. O disco é quase que uma divisão em “wannabe indie rock stars” e “wannabe Daft Punk”.

Então, ficamos assim: lado A e lado B. Lado A: “Being Bad Feels Pretty Good”, “Epic Last Song”, “Dawn of the Dead” e “Doomed Now” são bons exemplos de electro-pop, com riffs de indie rock, batidas estimulantes e energia de pista de dança. Lado B: batidas, sintetizadores e um talkbox (lembra do comecinho de “Generator”, do Foo Fighters?) em “Weird Science”, que é quase um cover do Daft Punk; “Battle Royale” e “We Are Rockstars”, com tensões eletrônicas divertidas, também caminham nesse sentido.

Quando você acha que o álbum já é dividido o suficiente entre uma espécie de rock alternativo alucinado, com elementos de electro-pop, e um club/dance daftpunkiano, o quarteto ainda conseguiu colocar no disco a nervosa “Let’s Make Out”, uma disco-punk insana.

Há alguns bons momentos, como em “With a Heavy Heart (I Regret to Inform You)”, quando a banda parece se encontrar. Mas não salvam o disco. Os dois “lados” (ou dois álbuns em um só) do DIOYY são competentes e funcionam muito bem sozinhos, mesmo nenhum dos dois sendo nem um pouco originais. Mesmo assim, apesar de ser um disco decente na teoria, a prática se mostra como um conjunto de dez faixas dispensáveis. Se você tiver que escolher alguém do mundinho new wave para ouvir, fique com os Klaxons. Pelo menos eles são mais originais.

NOTA: 5,5

Does It Offend You, Yeah? – Let’s Make Out

Sem mais artigos