1165547_we_steal_secrets_wikileaks

O documentário We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks foi exibido nesta terça (22) no Festival de Sundance, nos EUA. O filme aborda a Wikileaks, com destaque para a figura de seu fundador, o jornalista Julian Assange. Dirigido por Alex Gibney, aborda a intimidade de Assange, ainda exilado na embaixada do Equador, em Londres.

Tudo o que já publicamos sobre Sundance 2013

Mais do que recapitular fatos ligados à trajetória do Wikileaks, o filme quer retomar o debate sobre acesso à informação no mundo e também mostrar a situação de Assange, que refugiou-se na embaixada equatoriana para evitar uma deportação para a Suécia, onde responde por acusações de crimes sexuais. A situação dele movimentou a imprensa em 2012, mas parece esquecido pela imprensa nos últimos meses.

O Wikileaks ficou famoso no mundo inteiro ao revelar arquivos confidenciais de governos, a maioria dos EUA, em que ficam provadas violações aos direitos humanos. O governo americano teve exposto documentos sobre atividades criminosas cometidas em suas ocupações no Oriente Médio.

Depois da exibição em Sundance, o filme teve o trailer divulgado na internet.

WIKI_web_06

Sem mais artigos