O Canal Brasil estréia na próxima terça, às 21h a série TV Quadrinhos. A mini-série de cinco capítulos, que conta histórias inéditas sobre HQs, foi realizada exclusivamente para a emissora pela IDEOGRAPH.

Para contar a história dos Quadrinhos como nunca foi contada, foram entrevistados historiadores, pesquisadores, editores, escritores e desenhistas que viveram as diferentes etapas dos quadrinhos no Brasil. Entre eles, celebridades como: Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli, Paulo Caruso, Ivan Reis, Ivan Cardoso, entre outros. Eles contam como foi o início da carreira, a conquista do sucesso e a consagração nacional e internacional.

Segue um resumo dos capítulos:

1 – “A Nona Arte” – Dia 26/08 – 21hs
A série “Quadrinhos” começa contando a história do precursor das histórias em quadrinhos no Brasil e da consolidação desta forma de arte com a revista “O Tico-Tico”, criada em 1905, que lançou personagens como “Chiquinho”, “Reco-Reco, Bolão e Azeitona” e “Lamparina”, de J.Carlos.

2 – “Os Mestres do Terror” – Dia 02/09 – 21hs
O “boom” das histórias em quadrinhos de terror ocorreu nas décadas de 1950 a 1970, quando surgiram diversos desenhistas e ilustradores famosos como Nico Rosso, Rodolfo Zalla, Júlio Shimamoto. Impulsionados por contos do interior brasileiro, estes desenhistas desenvolveram um estilo próprio de contar histórias, que se relacionava com a cultura brasileira, com o folclore, largando toda a tradição importada dos EUA.

3 – “A Turma do Infantil” – Dia 09/09 – 21hs
O universo infantil se consolidou como a verdadeira indústria dos quadrinhos brasileiros. Historicamente, o quadrinho infantil sempre teve destaque, desde o surgimento do “Tico-Tico”, e fez com que desenhistas como Guttemberg Monteiro fossem convidados para desenhar “Tom e Jerry” nos EUA. Outros desenhistas, como Ziraldo e Maurício de Sousa, decidiram criar seus próprios personagens e desenvolveram um quadrinho 100% nacional, de altíssima qualidade.

4 – “Gibis, Drogas e Rock´n Roll” – Dia 16/09 – 21hs
Este capítulo mostra a influência da tradição cartunista na época da ditadura militar e seus reflexos nas gerações posteriores. Artistas como Henfil, Ziraldo e os irmãos Caruso desenvolveram um estilo de crítica política muito contundente durante os anos da ditadura.

5 – “Capitão Brasil e sua Gangue” – Dia 23/09 – 21hs
O último programa da série fala sobre os heróis brasileiros, como “O Anjo”, “Capitão Sete”, “Judoka”, “Jerônimo, o Herói do Sertão” e outros que povoaram o imaginário dos leitores de quadrinhos durante as décadas de 1940 a 1960.

TV Quadrinhos
Estréia: terça, dia 26/08, às 21h.
1º Horário: terça, às 21h.
Alternativos: quarta, às 15h30 e sábado, ao meio-dia.
www.canalbrasil.com.br

Sem mais artigos