Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O diário que o músico escreveu quando estava na clínica de reabilitação em 1993 vai virar livro. Só Por Hoje e Para Sempre – Diario do Recomeço está em pré-venda e sai pela Companhia das Letras agora em julho.

O diário cobre o período de abril e maio de 1993 quando Russo passou vinte e nove dias internados em uma clínica para tratamento de dependentes químicos no Rio de Janeiro. Ele seguiu os Doze Passos, conhecido programa criado pelo Alcóolicos Anônimos, que incluía a criação de um diário.

Esse material permaneceu inédito por mais de vinte anos, mas segundo a família, era desejo do músico que esse material fosse publicado postumamente.

https://www.youtube.com/watch?v=k66F05f_DVk

“Eu tava seguindo o caminho do Kurt Cobain. É uma doença. Eu achava que era depressivo, melancólico, que o mundo não ia dar certo, estava tudo horrível, estava tudo cinza, tudo preto. Quando estava tudo bem, era uma euforia fora desse mundo.”, disse Renato Russo em uma entrevista a Jô Soares em 1994, falando de sua recuperação. “Era sempre 8 ou 800… Quando eu consegui entrar em contato com essas pessoas que muito me ajudam. E descobri que isso não é uma coisa minha… Isso é uma coisa da [doença].”

O livro tem 160 páginas e custa R$ 34,90 (impresso) e R$ 23,90 (digital).

renato

Sem mais artigos