RECIFE ANIMADO
Cidade, com pretensão de se tornar pólo do gênero, promove mostra internacional e cria festival aos moldes do AnimaMundi
Da Redação

Recife se prepara para o dia 28 de Outubro, dia internacional da animação, mostrando que se importar quem despontar como um dos pólos de interesse do gênero no Brasil. Além de contar com um núcleo de cinema de animação nas Faculdades AESO Barros Melo, de onde já despontaram curtas premiados, este segundo semestre a cidade recebe dois importantes eventos. O primeiro trata-se do maior festival de animação simultâneo do mundo, no cine Rosa e Silva. Consiste em uma mostra de diversos curtas de animação que são exibidos no mesmo dia em mais de 30 países. Neste ano, a mostra será realizada em dezoito cidades brasileiras em todas as regiões do país simultaneamente às 19h30min, visando a difusão e democratização do trabalho dos animadores. Em novembro, pela primeira vez, chega por aqui uma mostra competitiva de animação, aos moldes do AnimaMundi. É o Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco.

Há um interesse grande da mídia pela data. O “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) que é filiada à Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).
A mostra conta com o mesmo apoio da ASIFA (que se ocupará da curadoria dos filmes estrangeiros), e também com o apoio da TVE nacional, que fará uma cobertura exclusiva em todos estados participantes durante a semana que antecede o evento, com programação especial para o dia 28 de outubro – Dia Internacional da Animação. Canal Cultura Nacional que fará um especial de animações brasileiras durante todo dia, entre outros.

Na maior parte das cidades durante a semana que antecede o evento, além do programa oficial do Dia Internacional da Animação, ocorrerão mostras, debates, workshops, palestras, confraternizações para celebrar esta data. O evento terá entrada franca em todo Brasil com objetivo de criar novas platéias, difundir a cultura, divulgar o cinema de animação tornando este dia numa grande festa de integração sócio-cultural. Ainda no calendário da data, acontecem palestras e oficinas de animação em 3DMAX (info pelo atendimento@aisinformatica.com.br) e de Game design com Artur Mitelbach (info pelo telefone 4009-7768).

Animage prorroga inscrições
O ANIMAGE – I Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco – prorrogou as inscrições de filmes para a mostra competitiva. As inscrições gratuitas para curtas-metragens, curtas infantis e longas metragens poderão ser realizadas até o dia 31 de outubro através do www.animagefestival.com. Os diretores dos melhores filmes escolhidos pelo júri do festival receberão troféus e R$ 7 mil como prêmios em dinheiro.

Segundo Antonio Gutierrez, o Gutie, idealizador e diretor do festival, o ANIMAGE contempla um segmento em ascensão da produção cinematográfica pernambucana. “Recife abriga hoje uma significativa produção na área de cinema de animação. Faltava um festival genuinamente pernambucano para estimular ainda mais esses criadores. O Animage chega para preencher essa lacuna e contribuir para disseminar a cultura do cinema de animação”, afirma.

Os resultados dos filmes selecionados será anunciado no dia 03 de novembro e os escolhidos deverão enviar cópias das obras até o dia 12 de novembro. A mostra competitiva – aberta ao público – acontece entre os dias 25 e 29, nas dependências do Cinema da Fundação e a mostra não-competitiva acontecerá no Sítio da Trindade no dia 28 de novembro. A Fundaj ainda será palco da premiação do ANIMAGE, no dia 30 de novembro, ocasião que também marca a exibição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas. Maiores informações sobre prazos e pré-requisitos das inscrições de filmes e oficinas poderão ser obtidos no site do evento.

Para mais informações sobre o dia Internacional da Animação, acesse: http://www.diadaanimacao.atspace.com

Sem mais artigos