Maior representante do estilo folk-psicodélico, Devendra Banhart volta em disco cheio de influências

Devendra Banhart

DEVENDRA BANHART
Smokey Rolls Down Thunder Canyon
[Beggars Xl, 2007]

Devendra Banhart - Smokey Rolls Down Thunder CanyonSmokey Rolls Down Thunder Canyon, o novo trabalho do cantor e compositor Devendra Banhart, traz uma surpresa para o público brasileiro. Na nona faixa do álbum, a melancólica “Rosa”, ele divide os vocais com Rodrigo Amarante, guitarrista e vocalista da banda Los Hermanos. A canção é uma boa mostra da atmosfera que envolve o sétimo disco de Devendra: influências musicais que vão do rock ao ritmos latinos, além, é claro, do estilo zen que é a marca registrada do artista. As letras, como de costume, falam da vida, da natureza e dos amores, tudo seguindo o seu “riponga way of life”.

O CD começa com a habitual mistura de folk e sonoridades orientais, característica presente em todos os trabalhos de Banhart. “Cristobal” e “So Long Old Bean” são exemplos dessa linha que formam a parte mais chatinha do álbum. A monotonia é quebrada com “Seahorse”, o momento mais interessante do repertório, onde riffs de guitarra à Led Zeppelin dão o tom. “Tonada Yanomaminista” liquidifica as várias vertentes do rock indo de Elvis até Jim Morrison. E na pop “Lover” dá, acreditem, até para dançar.

Integrante de um movimento chamado New Weird America, Devendra Banhart é fã declarado de artistas brasileiros como Mutantes e Secos e Molhados. Caetano Veloso, seu predileto entre os astros tupiniquins, já chegou até a ser comparado a uma deus pelo cantor. O próprio Rodrigo Amarante está escalado para fazer parte da turnê americana do CD.

Smokey Rolls Down Thunder Canyon não é um disco dos mais fáceis de se ouvir. Embora os experimentalismos contidos neste trabalho possam até lembrar algumas das fases da turma brazuca, a musicalidade produzida pelo americano criado na Venezuela acaba soando etéria demais. Sua sorte, contudo, é que num mundo em que há espaço para tantos gêneros e “talentos”, ele é apenas mais um esquisitão que curte fazer música e que faz sucesso. [Gilberto Tenório]

NOTA: 6,0

Sem mais artigos