Rafael Albuquerque02

O desenhista gaúcho , indicado ao Eisner Awards deste ano, ganha exposição individual em Porto Alegre neste sábado (9). Garage Days: o processo criativo de Rafael Albuquerque traz desenhos originais do quadrinista que há mais de 10 anos atua no mercado norte-americano de HQs e é um dos principais nomes do Brasil nesse meio. A abertura tem entrada gratuita e a visitação segue até 6 de agosto.

A exposição é uma ótima oportunidade para o público conhecer o processo de trabalho do quadrinista e conferir de perto um pouco do desenvolvimento criativo de capas e páginas de histórias em quadrinhos por meio de esboços, tintas e estudos de cenário e de personagens. “Rafael é um dos meus desenhistas favoritos porque seu trabalho consegue balancear uma quantidade incrível de energia e um estilo intenso de movimento com uma profunda qualidade humana”, disse o roteirista Jeff Lemire no livro Garage Days 2, em que o artista brasileiro abre seu caderno de rascunhos para o leitor.

Rafael trabalha desde 2003 para as principais editoras dos Estados Unidos como DC Comics e Dark Horse. Já ilustrou histórias do Batman, Wolverine e X-Force. Seu trabalho mais conhecido é a aclamada série Vampiro Americano, pela qual ganhou os prêmios Eisner e Harvey juntamente com Scott Snyder e o mestre da literatura de horror Stephen King. Também é cocriador das graphic novels HUCK (em parceria com Mark Millar, editora Dark Horse) e Eight: Forasteiro (com Mike Johnson, editora Image), trabalhos que este ano lhe renderam a indicação na categoria de melhor capista do prêmio Eisner este ano.

A exposição acontece na galeria hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431, bairro Floresta, Porto Alegre).

Rafael Albuquerque04

Rafael Albuquerque03

Sem mais artigos