O cineasta Julien Temple vem ao Brasil (Foto: Divulgação)

O Cultura Inglesa Festival divulgou suas atrações cinematográficas da edição deste ano. O público paulistano poderá assistir gratuitamente a três mostras de cinema que tem como destaques alguns filmes inéditos, ficção científica, humor, David Bowie e falsos documentários ingleses. As obras serão exibidas entre 25 e 31 de maio no Cine Livraria Cultura e na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico. Em todas as sessões, antes dos longas, serão apresentados curtas brasileiros, escolhidos via edital e inspirados em produções artísticas do Reino Unido.

No dia 26 de maio, às 16 horas, no Centro Cultural b_arco, será realizado também um bate-papo com Julien Temple, que terá o seu filme Absolute Beginners apresentado na Mostra Bowie no Cinema. Temple é um documentarista britânico que começou sua carreira com curtas-metragens como o do Sex Pixtols e prosseguiu com vários outros projetos, incluindo o Swindle Roll e um documentário sobre Glastonbury.

Dentre os títulos que estarão em cartaz está o documentário dirigido por Martin Scorsese – George Harrison: Living in the Material World. O filme traça a trajetória de Harrison desde o início de sua carreira, em Liverpool, até os últimos anos da sua vida e é construído por imagens de arquivo e depoimentos de Eric Clapton, Terry Gilliam, Paul McCartney, Ringo Starr, Eric Idle e Yoko Ono, entre outros. A mostra trará ainda a ficção científica Ataque ao Prédio; a mistura de comédia com drama de Toast, do mesmo roteirista de Billy Elliot; o premiado Weekend e o experimental Two Years At Sea dirigido por Ben Rivers, artista apontado como um dos principais nomes do cinema experimental contemporâneo.

Bowie no filme Absolute Beginners (Foto: Divulgação)

Bowie
No Cine Livraria Cultura será apresentada uma retrospectiva de filmes com a participação de David Bowie que se transformaram em obras cultuadas como Labirinto – A Magia do Tempo, produzido por George Lucas e dirigido por Jim Henson. O filme foi lançado em 1986 e se tornou uma febre entre crianças e adolescentes quando estreou. Além de Labirinto, serão apresentados os longas-metragens – Apenas um Gigolô, Velvet Goldmine, Furyo – Em Nome da Honra, O Homem que Caiu na Terra, Fome de Viver e Absolute Beginners.

Mockumentários Britânicos
Na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico serão apresentadas algumas pérolas do cinema inglês realizadas no formato de falsos documentários, como o filme O Último Filme de Terror, lançado em 2003. Dirigida por Julian Richards, a obra impactou o mundo inteiro ao apresentar o universo assustador do serial killer Max Parry, que usa vídeos caseiros para escolher suas próximas vítimas. Tudo de mentira, mas filmado como se fosse a mais pura realidade. Além dele, serão apresentados os falsos documentários – Um Casamento Original, The Rutles – All You Need is Cash e Privilege.

Além dos filmes, o Festival traz também shows de bandas nacionais e internacionais, peças de teatro para adultos e crianças, espetáculos de dança, exposição de artes virtuais e até uma exposição multimídia sobre o universo esportivo britânico. As atrações começam no dia 25 de maio e durante todo o mês de junho. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Sem mais artigos