Trilha sonora reforça clima tenso e a frieza da trilogia Millenium

Por Juliana Dias
Em São Paulo

Trent Reznor repete a parceria de sucesso com o produtor inglês Atticus Ross para criar a trilha sonora e, especialmente, construir o clima de investigação obscuro no filme Millenium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, em cartaz no Brasil. Juntos, Reznor e Ross já ganharam o Globo e Ouro e o Oscar com a trilha de A Rede Social.

Leia Mais: Millenium
Crítica do filme Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

O filme conta a história do jornalista Mikael Blomkvist, acusado de difamar Hans-Erik Wennerström. Na busca de conseguir a credibilidade novamente, ele recebe uma proposta do empresário Henrik Vanger para descobrir escrever a história da Vanger Corporation e solucionar o mistério do desaparecimento de Harriet. Ele conta com a assistente anti-social e body modificated Lisbeth Salander que, se não era para ser o centro da história, acaba roubando a cena. Suas aparições são acompanhadas do som de maioria instrumental.

O filme tem uma abertura em que toca uma versão bem particular de “Immigrant Song”, clássico do Led Zepellin, com o vocal de Karen O – da banda Yeah Yeah Yeahs, que já participou e vários projetos paralelos, inclusive, a trilha sonora do filme Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are). Nas demais músicas, quem canta é Mariqueen Maanding Reznor, esposa de Trent Reznor, cuja parceria anterior foi na banda How to Destroy Angels. Durante o filme, as músicas acompanham a aparição de Lisbeth, e os momentos tensos ganham agudos (como é o caso da tensa “People Lie All The Time”) e especialmente do piano da orquestra (“A Thousand Details”, por exemplo), além das batidas do baixo ou da guitarra elétrica.

Durante o filme, fica clara a intenção da trilha sonora em reforçar a frieza do clima sueco e também a busca de não envolvimento dos personagens na biografia da empresa e episódios íntimos – que a música e o estilo de Reznor encaixa-se perfeitamente. Ao todo, ela é composta de 39 músicas divididas em três CDs, que finalizam com talvez a música mais calma: “Is Your Love Strong Enough”, explorando a voz solo de Mariqueen Reznor, acompanhada, ao final, da voz do próprio Reznor.

Cena do filme Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

TRENT REZNOR & ATTICUS ROSS
The Girl With The Dragon Tattoo OST (Box set)
[Null Corp, 2011]

Nota: 8,0

Sem mais artigos