POST-ROCK REVITALIZADO
Banda instrumental de Alagoas chama atenção barulho, momentos tensos, calmarias e viagens absurdas em seu primeiro disco

Por Paulo Marcondes

MP3 | Projeto Sonho – Estação

Projeto Sonho é uma banda de post-rock, rock instrumental – ou como queiram chamar hoje em dia. O importante é deixar claro que o som beira o Canadá e aquilo de melhor que as pessoas aprenderam com o Slint no começo dos anos 90. No início de 2012, lançaram Estação, um EP, via Sinewave, disponível para download gratuito na página do selo, especializado neste tipo de música.

Eles começam com uma boa introdução, “Tormenta”, sem sombra de dúvidas a faixa mais noise do disco, com momentos tensos e viagens absurdas – no começo, lembra até aquelas bandas do clássico O Começo do Fim do Mundo, por causa da guitarra suja -, com 1 minuto e 55 segundos, a música vai tomando forma e dá conta do recado de mostrar o que vem pela frente: Chuva.

A segunda faixa coloca em praxe o som proposto pelos alagoanos: post-rock. Uma levada à Mogwai e aquela pitada de Explosions in The Sky. O começo calmo, com o tempo as coisas tomando forma e uma técnica incrível, além do uso bem modesto de guitarras distorcidas. “A Espera Do Triste Fim” tem um início tranquilo, um ruído de fundo bem baixinho e que com o passar do tempo vai aumentando, em seu ápice, ele some, a melodia volta, como se nada tivesse acontecido e agora sim, guitarras de fundo, com alguns ruídos. Mas nada de barulho, a proposta agora caminha para um som suave, que faz os fones de ouvido sentirem tesão de reproduzi-la.

Em “O Próprio Caos Tem Sua Magia”, quarta e penúltima música de Estação, a banda mantém o belo ritmo que foi apresentado até aqui: começos calmos e a chegada de novos elementos com o passar do tempo, sem soar monótono e com fluidez. “Aurora” finaliza o disco, talvez a mais post-rock possível. Sem pressa, aquela ideia básica dos elementos se somarem quando chegar a hora e claro aquela finalização classe, o barulho chegando ao seu ápice, sem incomodar os ouvidos menos acostumados com ele, novamente, dando bastante prazer ao ouvir a música.

“Estação” é um ótimo disco do Projeto Sonho, e revitaliza a cena local de Alagoas. A banda ainda se insere ao clube das novas bandas que apostam no rock instrumental feito hoje no País, a exemplo de A Banda de Joseph Tourton.

PROJETO SONHO
Estação
[Sinewave/Popfuzz Records

Nota: 8,1

Sem mais artigos