Crítica: Of Montreal | Paralytic Stalks

of montreal1

Terapia espiritual não deu muito certo em novo disco do Of Montreal

Por Juliana Dias

Desde 1997, of Montreal lança CDs de forma quase consecutiva, além de EPs e compilações. A extensa produção rendeu intimidade da banda nos estúdios, permitindo que a sua experimentação nas faixas do novo álbum fosse feita mais à vontade. O resultado está no álbum Paralytic Stalks, com nove faixas que garantem um som bem diferente do que a banda costuma mostrar.

Na primeira audição, as diferenças (e referências) já ficam claras: são inseridos muitos sons psicodélicos e instrumentos distorcidos que refletem a influência dos brasileiros do Mutantes e outros grupos igualmente alternativos em toda a produção: Bee Gees e Pink Floyd. As letras acompanham essa instrumentação e estão conectadas entre si por sentimentos confusos, quase de confissão, reflexo do momento delicado de Barnes durante a criação.

São a espécie de “terapia espiritual” confessada por ele. Em “Gelid Ascent” existe a sua “conexão com Deus” e em “Wintered Debts” estão as sensações de ter passado por São Paulo, cidade em que of Montreal tocou durante o festival Planeta Terra em 2010. “Malefic Dowery”, a sexta faixa, anuncia a segunda parte.

A partir da faixa sete, temos as quatro faixas mais longas, que fogem ainda mais do padrão pop americano e indie, de faixas curtas e rápidas. A partir de “Ye, Renew the Plaintiff”, todas as músicas possuem mais de sete minutos. “Authentic Pyrrhic Remission” é a mais longa e encerra o álbum com gritos, batidas e a repetição de “I love how we are learning from each other, you are such a …”.

A produção do Of Montreal revela-se um bom disco, mas sem grandes expectativas, especialmente para quem acompanha a banda e nota a metamorfose que ele nos oferece. Ela investe mais no conteúdo, e indica que ainda há muita criatividade latente para gravar nos próximos anos, especialmente se tiver melhor direcionamento.

E mostra que, apesar da banda estar em listas da Billboard e o álbum ter vazado antes do lançamento oficial, Of Montreal não se preocupa em agradar a todos e muito menos em seguir a linha que a tornou entre as mais ouvidas e compradas.

220px OfMontreal Paralytic Stalks 2012OF MONTREAL
Paralytic Stalks
[Polyvinyl, 2012]

Nota: 6,0

Ouça: “Wintered Debts”

Ouça: “Dour Percentage”