Mais fraco da série, Era do Gelo 4 apoia-se no carisma dos personagens
Este é o primeiro longa da franquia sem o brasileiro Carlos Saldanha

Por Paulo Floro

A série Era do Gelo conseguiu conquistar plateias de adultos e crianças, pois trazia um subtexto um tanto perturbador de que a qualquer momento aqueles seres fofinhos e carismáticos teriam de enfrentar a inevitável extinção. Já no terceiro filme, vimos uma série de mudanças climáticas que atuavam quase como um personagem. Por isso, este quarto volume traz certa desconfiança. Sem um roteiro muito original, o que sobra aqui são as cenas de humor pastelão e os momentos hilários proporcionados por Scrat, o esquilo que vive em função de sua noz não importa a que perigos esteja submetido.

NE10: Veja todos os horários de cinema

Sem o diretor brasileiro Carlos Saldanha, o filme é o mais fraco da série até agora, mas deve agradar crianças que já são íntimas de personagens como o mamute Manny (dublado por Diogo Vilela), o tigre Diego (Márcio Garcia) e a preguiça Sid (Tadeu Mello). O surpresa ficou por conta da velhinha avó dele, uma senhora senil e rabugenta que protagoniza alguns dos momentos mais engraçados do filme. A trama desta vez trata se passa no oceano, utilizando piratas e navios, provavelmente inspirados no sucesso da franquia Piratas do Caribe.

Enquanto o mundo derrete e se transforma com rapidez, Manny, Sid e Diego são separados de seus amigos e familiares. Perdidos no mar, eles encontram com piratas liderados pelo Capitão Entranha (Peter Dinklage/Jorge Vasconcelos) que os capturam. Em paralelo, diversos temas são desenvolvidos nas histórias paralelas, como amizade, ritos de passagem da adolescência vivida pela mamute Amora, além do relacionamento amoroso de Diego pela tigresa Shira (interpretada por Jennifer Lopez na versão original e dublada no Brasil por Andréa Suhet).

Não há nada em Era do Gelo 4 que macule a força criativa dos três filmes. Mas, o longa funcionaria mais como um especial lançado direto para Blu-Ray. Colocando um quarto filme no que seria uma clássica trilogia, a Fox mostrou certo descaso com seu próprio material.

ERA DO GELO 4
Steve Martino, Mike Thurmeier
[Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012]
Fox

Nota: 6,9

Sem mais artigos