Crítica-Disco: Chloe x Halle chegam confiantes e poderosas na estreia The Kids Are Alright
NOTA8

Pronto, agora já podemos parar de se referir à dupla de irmãs Chloe x Halle como “as protegidas de Beyoncé”. Não que isso as diminua enquanto artistas (todo mundo tem seus mentores, ícones, e isso é louvável), mas o que essas duas jovens fazem aqui já mostra uma maturidade e sofisticação para serem enaltecidas pelo seu próprio brilho.

Este disco de estreia, assim como a mixtape anterior, sai pelo selo de Beyoncé, Parkwood, e conta ainda com a faixa “Grown”, que faz parte da trilha da série Grown-ish, que as irmãs estrelam. É um disco que explora as junções do R&B com gêneros como jazz, rock e pop music, se tornando assim um híbrido interessante que as coloca como parte dessa renovação do gênero, ao lado de nomes como Kelela e FKA twigs.

Leia Mais
Ibeyi explora as raízes afrocubanas

Nas letras, as irmãs adolescentes (Chloe tem 19 e Halle tem 17 anos) tratam de temas diversos, mas sempre de uma perspectiva feminina, de uma mulher escrevendo para outra. As faixas que tratam de amor romântico, relacionamentos e amadurecimento trazem a ideia de autonomia, segurança e poder, com uma confiança de quem tem todo o interesse de controlar a própria narrativa. Quantas vezes já não vimos homens escrevendo sobre amor para mulheres cantarem? Isso não rola aqui.

É pouco comum na indústria musical ver artistas tão jovens cuidando de todos os processos de produção, e isso mostra que não se pode subestimar as irmãs apenas porque são jovens. O disco também possui um direcionamento político muito forte, sobretudo em faixas como “Warrior” (que faz parte da trilha de Uma Dobra no Tempo). Por ser muito longo, com mais de 20 faixas, algumas passagens não alcançam a mesma eficácia, soando irregular. Mas destaco aqui que todas as faixas, sem exceção, são complexas nas batidas e bem produzidas.

Chloe x Halle cresceram e estão prontas para se fazerem ouvidas e já chegam com um projeto ousado de estreia. The Kids Are Alright é uma joia do R&B este ano.

CHLOE X HALLE
The Kids Are Alright
[Parkwood/Sony, 2018]
Produzido por Chloe e Halle Bailey, Pluss, bLAck pARty, Doc Allison, entre outros

Sem mais artigos