O Festival No Ar Coquetel Molotov anunciou, nesta terça-feira (18), a programação completa de sua quarta edição no município de Belo Jardim, entre 17 e 20 de outubro, com destaque para uma grande programação musical no Parque do Bambu. Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre, Romero Ferro (Garanhuns), Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações confirmadas no line up do Festival, que também terá oficinas e Mostra Play the Movie no Cine Teatro Cultura.

No âmbito musical, as novidades são Lia de Itamará, ícone da cultura popular brasileira, e o quinteto Francisco El Hombre, formado pelos irmãos mexicanos Sebastián (bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa (voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo). Eles se juntam aos pernambucanos Romero Ferro, Rasga Mortalha, Jurandex e Agda, que já haviam sido anunciados anteriormente.

Literatura
Poetisa e professora de literatura brasileira, foi vendo shows do Cordel do Fogo Encantado que Luna Vitrolira se interessou pelo mundo dos versos. Hoje, ela que vem rompendo as barreiras entre poesia e performance dando vida a páginas do seu livro Aquenda – O amor às vezes é isso e será a apresentadora do No Ar Belo Jardim.

Oficinas – Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o festival realizará uma série de atividades que incluem oficinas técnicas e a quarta edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura e no auditório do IFPE, entre os dias 17 e 20 de outubro.

As atividades começam na quarta-feira (17), às 14h, com a oficina Cidadania LGBT em discussão que será ministrada por Maria Clara Araújo, na Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio. A palestrante ganhou projeção após a publicação de seu Manifesto Pela Igualdade: Sobre Ser Travesti e Ter Sido Aprovada Em Uma Universidade Federal.

Na quinta-feira (18), às 14h, o público terá a oportunidade de participar da Oficina de Fotografia, com Pri Buhr que é jornalista e desde 2005 trabalha como fotografia. Com diversas pesquisas e projetos relacionados à narrativas visuais, foi ganhadora do Prêmio Brasil de Fotografia 2013, na categoria Revelação. Também integra o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAMAM.

No mesmo horário, no IFPE, o Festival realiza uma oficina de imersão com o ESTESIA, grupo que surgiu com a proposta de repensar o jeito de se fazer shows de música, utilizando a arte e a tecnologia para transformar o papel dos artistas no palco e da plateia. Durante as apresentações do grupo, o público é convidado a interagir ativamente do show que é mais do que som e luz. O workshop também ocorre na sexta-feira, às 14h.

Às 15h, na sexta-feira, a cidade dos músicos irá receber a sua primeira Oficina de Vogue, estilo de dança de resistência e empoderamento que ganhou popularidade na década de 90, com um clipe de Madonna. A oficina será ministrada pelo pernambucano Amethyst, que é pesquisador de Voguing e cultura Ballroom. A aula terá duração de duas horas, sendo inicialmente teórica, contextualizando a história e a resistência do voguing, seguida pela aplicação de movimentos básicos.

Cinema
A Mostra Play The Movie chega a Belo Jardim pelo quarto ano consecutivo apresentando filmes que dialogam com música. Neste ano, além dos longa-metragens a serem exibidos em sessões a partir das 19h30 no Cine Teatro Cultura do Instituto Conceição Moura, o evento conta com uma seleção de videoclipes enviados via convocatória nacional.

A cada dia antes das sessões, de quarta a sexta, o público poderá assistir a clipes de artistas e bandas nacionais que enviaram seu material para exibição na tela grande. A seleção vai priorizar vídeos musicais com narrativas estéticas intrigantes e instigantes. A convocatória e seu regulamento está disponível online e está aberta para vídeos postados nos canais oficiais dos artistas no YouTube.

Programação
Quarta-feira (17/10)
Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio
14:00 – Oficina “Cidadania LGBT em discussão” com Maria Clara Araújo
Cine Teatro Cultura
19:30 – Mostra Play the Movie

Quinta-feira (18/10)
Cine Teatro Cultura
14:00 – Oficina: Fotografia com Pri Buhr
19:30 – Mostra Play the Movie
IFPE
14:00 – Imersão com Estesia (PE)

Sexta-feira (19/10)
Cine Teatro Cultura
19:30 – Mostra Play the Movie
IFPE
14:00 – Imersão com Estesia (PE)
Chaminé Recepções
15:00 – Oficina de Vogue

Sábado 20/10), a partir das 15h

Parque do Bambu
Som Na Rural
Agda (Santa Cruz do Capibaribe)
Rasga Mortalha (Caruaru)
Mostra Vogue
DJ Milena Cinismo
Luna Vitrolira

Palco
Francisco, El Hombre (SP)
Lia de Itamaracá (PE)
Jurandex e convidados (Belo Jardim)
Romero Ferro (Garanhuns)

Serviço
Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim
Onde: Parque do Bambu – Belo Jardim
Quando: De 17 a 20 de outubro
Quanto: Gratuito

Sem mais artigos