Foto: Marcelo Soares/Direitos Urbanos.

Foto: Marcelo Soares/Direitos Urbanos.

O rapper paulista Criolo esteve no Recife nesse sábado (5) para um show histórico na ocupação do #OcupeEstelita. Ele cantou como convidado do Som na Rural, de Roger de Renor, e trouxe sua música de apoio ao movimento, que é contra a construção de torres de até 40 andares na região histórica do Cais José Estelita, centro da cidade.

Leia Mais
Carta do Recife: O acampamento do OcupeEstelita, antes e depois
Artigo: A iconografia do #OcupeEstelita
Filme Em Trânsito expõe contradições sociais do Recife.

“Parabéns a cada um de vocês. O que vocês estão fazendo é exemplo pro país”, disse Criolo antes de cantar “Sangue no Cais”, faixa que criou especialmente para o #OcupeEstelita e que foi apresentada pela primeira vez em São Paulo no mês passado. O rapper se une a uma penca de artistas do pop nacional que mostram apoio ao movimento, como Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Otto, Silvério Pessoa, Fábio Trummer, Karina Buhr, Lia de Itamaracá, Erasto Vasconcelos, Isaar, entre outros. Muitos desses vêm se apresentando na região da ocupação desde o mês de maio.

A música de Criolo faz referência à violenta desapropriação do terreno no último 17 de junho, onde ativistas estavam acampados há cerca de um mês. A tropa do batalhão de choque da Polícia Militar usou balas de borracha, bombas e spray de pimenta contra manifestantes. Órgãos de defesa dos direitos humanos como a Anistia Internacional condenaram o ataque.

Veja abaixo vídeos feitos pelo cineasta Marcelo Pedroso e pelo pessoal do Som da Rural com a apresentação de Criolo.

criolo-5

criolo-3

criolo-2

criolo-

A noite ainda teve Lirinha.

criolo-4

Sem mais artigos