BANDA DE UM HIT SÓ
Com história relâmpago, Mônaco, projeto de Peter Hook, caiu em desgraça ao se contaminar demais com a disco music e o pop chiclete de sua época
Por Fernando de Albuquerque

Você sabe quem é David Potts? Se lembra dele? Não? Mas na certa você deve estar lembrado de uma banda chamada Monaco, que em 1997 estourou nas paradas do mundo todo (inclusive no Brasil) com um single chamado “What You Want From Me?”. O tal grupo era um projeto paralelo do baixista do New Order, Peter Hook, justamente ao lado do desconhecido guitarrista e vocalista David Potts. O Monaco emplacou apenas um hit e, talvez, porque “What Do You Want From Me?” chupava descaradamente o som da banda titular de Peter, o que fez muita gente pensar que estava ouvindo o New Order.

Por conta dessas profundas raízes no New Order que Monaco caiu na desgraça da crítica e teve sua música single eternizada nas pistas. Após dois discos com quase nenhuma repercussão, o Monaco teve que encerrar suas atividades porque “Hooky” se reencontrou com os velhos companheiros de New Order em 1998 e voltou a trabalhar intensamente com eles de lá para cá. Potts ficou entregue à própria sorte, caído no esquecimento e no ostracismo.

Todavia pode parecer equivocado dizer que foram as ondas estreladas do baixo de Peter Hook que deu a propulsão suficiente para Monaco ( e sua breve vida) e o New Order sobreviverem. Foi somento quando o New Order decidiram separar (ou no mínimo perderam a ética de trabalho de uma maneira permanente) que Hook decidiu formar a sua propria banda.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FjMvITKAmXs[/youtube]

Sem mais artigos