Série de livros faz um passeio pela moda nacional através de seus principais criadores

A editora Cosac Naify está lançando o segundo volume da “Coleção Moda Brasileira”.  Em uma iniciativa com o Morumbi Shopping, esta é a continuidade da série lançada no ano passado com cinco livros onde traça um panorama da moda brasileira através da trajetória de grandes criadores, como Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.

Neste segundo volume é a vez de André Lima, Clô Orozco, Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço. O universo criativo de cada estilista é representado em seu respectivo livro com capa e encadernamento diferenciados, que forma um belo box.
Um trabalho ao melhor estilo “tenho que ter” que vai agradar das pessoas que trabalham com moda aos que são antenados e apaixonados por ela. Cada livro reúne um amplo material fotográfico, ao todo são cerca de 1000 imagens que abrangem aproximadamente 70 coleções registradas por cerca de 50 fotógrafos de moda.

André Lima
O livro foca bastante na maneira como o estilista aprendeu a entender a cabeça da mulher na hora de se vestir. Foi observando como sua mãe e tias se arrumavam, o que hoje é seu maior trunfo. O livro tem aspecto envelhecido com folhas amareladas, como em um álbum antigo, algo que remete a esta época de descobertas que foi sua infância.

Clô Orozco
A estilista da Huis Clos cria as roupas que ela mesma gostaria de vestir. Se mantendo fiel a seu universo particular, ela cria peças que são um equilíbrio entre o feminino e o masculino, oriente e ocidente, bordados para o dia e alfaiataria para a noite.

Lenny Niemeyer
O livro mostra como a estilista trouxe o luxo para a moda praia usando de modelagem de alta costura. Sempre inovadora em suas coleções que já transformaram mulheres em seres lúdicos como no último Fashion Rio ou estampas com grafismos, aquarelas, anos sessenta e até a famosa coleção inspirada no desenho de Burle Marx para o calçadão de Copacabana. O projeto gráfico do livro faz um interessante contraste com estampas coloridas e fotos em preto e branco de desfiles.

Marcelo Sommer
O mais ilustrados dos livros da coleção, são ao todo 482 imagens, que levam o leitor ao universo do estilista que começou vendendo suas peças no Mercado Mundo Mix e hoje faz parte a elite da moda nacional. O livro faz um passeio por treze anos da carreira de Sommer e fala das influências que vão do streetwear à alfaiataria e de sua grande capacidade de se recriar.

Reinaldo Lourenço
O livro fala de sua formação, produções para revistas de moda e criações. Reinaldo não segue regras e estuda os clássicos e os transforma novamente em trajes que vestem uma mulher urbana, moderna e feminina. O livro faz um desfile de suas principais coleções e fala das técnicas usadas em cada uma delas.

Veja mais em: www.popmag.com.br

Sem mais artigos