Cena do curta “A Espera”

Por Raphaella Spencer

Um festival internacional de cinema com mostras temáticas programadas para terem ao menos uma exibição e uma reprise, darão a todos, durante toda a semana que começou no dia 13 e vai até o próximo dia 20, sexta-feira, a oportunidade de assistir a uma exclusiva seleção com curta-metragens de mais de 30 países.

Com exibições no Teatro do Parque e no cinema da Fundação, a Janela Internacional de Cinema é uma iniciativa da produtora Cinemascópio e propõe ao público pernambucano o exercício de assistir a uma diversa programação com obras audiovisuais produzidas pelo mundo todo, com diferentes formatos, idiomas e temas.

Uma experiência diferente em se tratando de festival, pois divide seu conteúdo em mostras que vão desde as competitivas internacionais com seus conteúdos agrupados por temas, até a estadual que apresentará ao público o que há de mais recente na produção pernambucana, passando claro por um leque de várias produções nacionais que dentro de sua diversidade nos darão a oportunidade de assistir a curtas que já vem fazendo carreira em festivais nacionais importantes como os de Brasília e São Paulo.

Além da recente produção mundial, o Janela também terá sessões especiais, entre elas, a Interfilm, com uma mostragem que inclui curtas exibidos na edição 2008 do festival e de anos anteriores, escolhidas especialmente para o Janela. O Super 8, momento dedicado a riquíssima e pouco conhecida produção de super 8, bitola doméstica utilizada entre os anos 70 e 80 pelos jovens de classe media pernambucanos, com uma efervescência equivalente ao boom de produções que as câmeras digitais vêm produzindo na geração atual. Além de muitas outras sessões que poderão ser conferidas em nossa cobertura ou acessando o site do festival:

Sem restrições de formato, a Janela Internacional já é um sucesso, a procura de realizadores pela seleção do festival foi intensa, foram mais de 800 obras inscritas de todo o mundo, o que por si só já atesta o êxito e a diversidade do que sera apresentado durante os dias do evento. Aqui no O Grito! você poderá acompanhar boletins diários com alguns comentários sobre os curtas, seus realizadores e tudo o que meus olhos atentos conseguirem captar durante os próximos dias.

O Grito! prepara ainda um especial na próxima edição da revista, segunda-feira (24)

[+] CONFIRA A COBERTURA DE SEXTA-FEIRA (14.11)

Sem mais artigos