Foto: Reprodução/Instagram @donasanta.

Foto: Reprodução/Instagram @donasanta.

Cantora trouxe a turnê Rainha dos Raios ao Recife

Por Marta Souza

De “Iansã”, faixa que traz no trecho a nomenclatura “Rainha dos Raios”, nome da tour que Alice Caymmi trouxe ao Recife na noite da última sexta (21), no Teatro Guararapes, à “Homem”, ambas composição de Caetano Veloso, são 15 músicas em uma hora de show que mais se aproxima à um espetáculo teatral. Com o figurino preto, mais sóbrio que o de costume, mas não menos impactante, a cantora subiu ao palco pontualmente às 22h vestindo um macacão, idealizado pelo estilista pernambucano Walério Araújo, botas de salto altíssimos e um rabo de cavalo. Dona de um poderio performático e vocal de peso, que é impossível de não comparar com o da tia, Nana Caymmi, Alice encantou e hipnotizou os presentes, que vibravam e aplaudiam a cada canção apresentada por ela.

Leia Mais
Um papo com Alice Caymmi

A performer moderniza a MPB que traz na genética pelo avô, tios e pai, e faz um show numa miscelânea de tecnologia e músicas autorais, como “Antes de Tudo” e “Como Vês”, e referências pessoais, como “Paint in Black”, dos Rolling Stones, “Meu Mundo Caiu”, de Maysa, e “Bang Bang”, de Cher. Tudo isso acompanhado apenas pelo músico e DJ, Lucas Vasconcellos (baixo e sampler), poucos bailarinos, dois atores e de um palco onde as luzes e telões em leds, com belíssimas e bem produzidas projeções, contam a história de cada faixa como se fossem atos de uma peça.

Alice, que se declara fã da mistura dos gêneros musicais, não deixou de fora do seu 4° show no Recife o momento “batidão”, incendiando o público com a aclamada versão para o funk melody dos anos 90 “Princesa” (Mc Marcinho), passando por “Joga Fora” (Sandra de Sá), “I Feel Love” (Donna Summer) e “Lay All Your Love on Me” (ABBA), essas duas últimas acompanhadas por dançarinos do famoso “passinho” dos bailes funks cariocas, que foram ovacionados pela plateia.

“Jasper”, de Caetano Veloso, e “Sou Rebelde”, de Leno e Lílian, também foram homenageadas no espetáculo da herdeira dos Caymmis, que antes de se despedir dos recifenses, fez um bis de “Como Vês”. A turnê “Rainha dos Raios”, que tem direção do idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, poderá ser vista no palco Sunset do Rock in Rio, no dia 20 de setembro.

Erramos: Uma versão anterior deste texto dizia que o músico que acompanhava Alice era Diogo Strausz. O correto é Lucas Vasconcelos. O texto foi alterado.

Sem mais artigos