Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O cinema underground vai ganhar sua maior vitrine este ano com a nova edição do Cine Under, que acontece no Edifício Texas a partir dessa quarta (16). São mais de 60 filmes, incluindo o longa Hitler Terceiro Mundo, marco do cinema de invenção dirigido por José Agrippino de Paula em 1968.

Além de Agrippino, que terá mais quatro obras exibidas, a grade do festival vai contar com curtas e longas nacionais, internacionais e duas mostras brasileiras – a Lincoln Péricles e a Ovídio.

Quanto aos estrangeiros, esta segunda edição traz Procrastinación (Sérgio Pinedo), filme boliviano radical selecionado pelo Under de Buenos Aires e que será exibido na mesma grade de programação de O Monstro Legume do Espaço, épico pitoresco niilista do catarinense Petter Baiestorf que completa 20 anos em 2015. O Cine Under Recife exibe ainda o seu primeiro longa pernambucano desde sua primeira edição na cidade, Santa Mônica (Felipe André Silva, 2015). O encerramento fica por conta d’O Filme que Não Existe, com trilha sonora executada por Matheus Mota.

Cena de Hitler Terceiro Mundo, de Agripino. (Divulgação).

Cena de Hitler Terceiro Mundo, de Agripino. (Divulgação).

Nascido há 11 anos em Buenos Aires, o Cine Under se organiza através de uma rede independente onde organizações locais montam edições próprias. A segunda edição do festival marca também o primeiro ano do Edf. Texas. O espaço cultural, que funciona no terceiro andar do prédio, foi aberto em dezembro de 2014 justamente com o primeiro Cine Under. Ao longo de 2015 o espaço abriu suas portas para a cena independente de cinema, música, teatro, audiovisual e fotografia.

No sábado, 19, uma festa de comemoração à este primeiro ano deverá acontecer no Texas Café Bar, que fica no térreo do edifício.

O Cine Under Recife acontece do dia 16 a 19 de dezembro com entradas gratuitas. O Edf. Texas fica na rua Rosário da Boa Vista, 163, Boa Vista, Recife. Programação completa no Tumblr do festival.

Sem mais artigos