A drag Divine, musa de John Waters. (Foto: Divulgação).

A drag Divine, musa de , em . (Foto: Divulgação).

Recife recebe a edição local do , festival de cinema underground, no Edifício Texas, no Pátio de Santa Cruz. Será de quinta (18) a domingo (21), com entrada gratuita.

O primeiro Festival Transterritorial do Cinema Underground do Recife, o Cine Under, traz 50 curtas-metragens e 8 Longas, entre eles os homenageados Pink Flamingos (1972), clássico com a drag Divine – que abre a programação no dia 18, às 17h45 – e Multiple Maniacs (1970), ambos de John Waters, o paulista Cidade Oculta (1996), de Chico Botelho, e Apto 608 (2009), de Beth Formaggini. Os filmes que participam do Festival foram selecionados a partir de uma convocatória mundial.

Entre os curtas pernambucanos selecionados estão Sérgio WOW, Para dominar o mundo (João Marcelo Ferraz), Virgindade (Chico Lacerda), Casa Forte (Rodrigo Almeida), Av. Presidente Kennedy(Adalberto Oliveira) e Carne (Carlos Nigro). Os curtas foram distribuídos em nove blocos de exibições durante os quatro dias de Festival, que conta ainda com uma pequena exposição, performances e venda de bebidas, comidas e produtos de marcas locais. A programação inicia sempre à tarde e segue até o fim da noite.

under

Nascido há 10 anos em Buenos Aires, o Cine Under propõe consolidar a articulação de artistas e grupos de realização, espaços de exibição e coletivos que se dedicam a difundir e gerar ciclos de cinema e vídeo. Recife será a segunda cidade brasileira a se integrar à rede de produção do Festival, que já acontece em Santiago, Quito, Montevidéu, Bogotá, Assunção, Cusco, Córdoba, Quilmes, Resistência, Rosário e Rio de Janeiro. Mais informações no Tumblr.

Sem mais artigos