Novidades desencavadas do cenário pop
Nesta edição, novidades do Recife, com Love Toys, terrorturbo de Vitória e o projeto paralelo do vocalista do Super Furry Animals
Por Breno Soares

terrorturbo
Local: Vitória, ES – Brasil
Estilo: Indie, Rock, eletrônica.
Tags: lembranças, anos 80,

A terrorturbo surgiu no ano de 2001, em Vitória, Espírito Santo, aliando sonoridades lo-fi oitentistas a elementos de electro e post-rock com influências que passeiam livremente entre nomes como Kraftwerk, Joy Division, The Smiths, New Order, Low, M83, The Knife e Ladytron. Formada por Gimu (vocais e programação), Marcelo Merçon (sintetizadores), André Graciotti (guitarras) e Raphael Cuquetto (baixo), mesclando elementos do pop e da eletrônica, além dos instrumentos tradicionais de uma banda de rock.

Com um EP lançado em 2007, a banda apresenta seu novo EP 2008, que consta as faixas: “A Painkiller Called Honesty” (canção pop originada de uma canção de ninar) a violenta e post-punk “The Healing Process”, “Blow” e “It Should Be Enough” (com várias camadas de sintetizadores e riffs de guitarras).

A banda assume em sua página no myspace influências de techno pop, sad pop music, islândia, Sigur Rós, Low, M83, Joy Division, Kraftwerk, Smiths, Arcade Fire, New Order, Tindersticks, Doves, Elbow, Sufjan Stevens, Knife, Mogwai, Ladytron, etc. O que já mostra a variedade e rica influência desta banda denota que temos, no mínimo, obrigação de conferir suas músicas em seu myspace. Vale a pena dar uma força.

Neon Neon
Local: Cardiff, País de Gales / Los Angeles, EUA
Estilo: Electro, Pop, Retrô
Tags: ursos de pelúcia, teclados, balançar as cabeças.

Tão bom quanto descobrir uma banda nova é poder descobrir uma banda que você adora tem um projeto paralelo novo tão empolgante quanto. O Neon Neon é um exemplo disso. Eles são um projeto do Gruff Rhys, vocalista do Super Furry Animals e do produtor norte americano Boom Bip. O início do trabalho nesse projeto começou mesmo em outubro de 2006, sob nome provisório, mas em 2008 passaram se chamar de Neon Neon e este ano lançaram seu excelente primeiro álbum, Stainless Style que de cara recebeu uma nomeação para o tão cultuado Mercury Prize.

O primeiro single que eles lançaram foi o “Trick For Treat” e, logo em seguida, eles se mostraram e estouraram com o segundo, “Raquel”. O disco de aproximadamente 35 minutos passeia pelos anos 80 e 90, no pop e eletrônico daquela época. Inspirados em tantas outras coisas como Paul McCartney, Kraftwerk e Tears for Fears, lembrando os sintetizadores que em músicas dessas bandas – especialmente as duas últimas – bem como se inspiram no dance pop de Debbie Gibson, Janet Jackson e Prince, eles criam um ambiente nostálgico e ao mesmo tempo moderno. Algo que apenas cabeças tão criativas como a dos seus fundadores poderiam produzir.

Para saber mais sobre eles: www.myspace.com/neonx2

Digigarden
Local: São Paulo, Brasil
Estilo: Experimental, Visual, Minimalista.
Tags: computadores, robôs, galerias de artes, luzes neon.

Para os entusiastas da música eletrônica, especialmente os que curtem o estilo mais minimalista e experimental, o Duo Digigarden é algo que não pode passar despercebido. Mais do que músicos eles são uma dupla de arte audiovisual. A dupla que é formado por Nivaldo Godoy Jr. (arquiteto e produtor musical) tocando no laptop e emulador e Panais Bouki (videomaker e produtor musical) tocando no laptop e emulador também.

Com sons intimistas e compenetrados, eles vão criando um ambiente denso, introspectivo e minimalista em suas atuações. Em sua página do myspace eles dizem influenciados “pela vida, primeiramente”, mas quem os ouve, pode perceber a influência de artistas com Brian Eno e Kraftwerk. No myspace da banda além de poder conferir a música e um pouco do histórico deles, lá as pessoas podem tomar referencia dos trabalhos artísticos da dupla em lugares como São Paulo, Rio de Janeiro e até Suíça, onde irão se apresentar no dia 27.09 no Cabaret Voltaire em Zurich.

Para saber e ouvir mais da banda: www.digigarden.dago.ch

Love Toys
Local: Recife, Pernambuco
Estilo: Rock, Punk, Garage
Tags: guitarras furiosas, harley Davidson, jaqueta de couro.

A Love Toys é uma banda das mais recentes no momento, começou a ser idealizada ainda no primeiro semestre de 2008. Luiz Manghi (Guitarra e Backing Vocals) e Fred Sarinho (Guitarra e Backing Vocals) já ensaiavam hã algum tempo a criação de uma banda de rock'n'roll, mas que também tivesse influências de punk rock. Quando eles decidiram por em prática a idéia, convidaram dois conhecidos que aceitariam a idéia.

Logo nos primeiros ensaios da formação final da banda, Renan (Baixo e Voz) e Rafael Ribeiro – Bateria decidem tocar covers de bandas como Dead Boys, Black Flag, Ramones, Motorhead e Hellacopters.
Daí para frente eles começam a compor músicas próprias e se dedicaram exclusivamente ao trabalho autoral. A finalização do material se deu no começo de agosto e após o trabalho pronto, começou uma nova etapa de divulgação de shows e divulgação do material. Suas influências declaradas, além do que já foi citado a época de seus primeiros ensaios, eles se inspiram em bandas como: Stooges, Mc5, Rolling Stones, AC/DC e Vibrators. É uma banda que tem muita força para conquistar espaço.

Para conhecer mais sobre a banda: myspace.com/buylovetoys
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=65364329

ATENÇÃO, BANDAS
Bandas novas, mesmo que ainda sem disco lançado, podem mandar emails com material de divulgação: um bom release, fotos e algumas MP3. É preferível que o arquivo seja enviado na forma de link para download ou através de MP3 zipada. A seção Cena tem a proposta de revelar nomes do cenário independente nacional e internacional. Emails para breno@revistaogrito.com e contato@revistaogrito.com

Sem mais artigos