Foto: AP/ Divulgação

Só mesmo um padre levantando vôo em um cadeira amarrada a mil balões de festas coloridos poderia ter alguma chance de rivalizar com o “Caso Isabella” nos telejornais. A história toda beira o surreal: uma pessoa (um padre!) acredita que pode passar 20 horas voando pelos ares somente com a ajuda de bolas de festas e um canivete – usado, imaginem só!, para furar as bolas na aterrisagem. A história tem também um quê de Tim Burton, uma inocência, misturada com loucura, sonho, infância e, claro, um desfecho misterioso e muito provavelmente trágico. Com todo esse apelo, o “padre dos balões” tinha todos os elementos para se tornar viral.

E virou. Há pelo menos meia dúzia de blogs e correntes de e-mails dedicados ao padre aventureiro com imagens hilárias. As mais populares são paradiando o Google Earth – “sem saber usar o GPS o padre subiu mais do que deveria” – e Lost. Há ainda um gaiato que resolveu fazer uma espécie de diário de bordo do padre Adelir de Carli: “Ainda não sei bem onde estou. A boa notícia é que consegui ligar o GPS, a ruim é que deixei cair uma pilha, agora estou com pena de desligar o cd player com o disco do Padre Marcelo”. No blog também também um “Onde está Wally” do padre de Carli. O padrebaloeiro.blogspot.com/ é ainda mais engraçado, apostando em montagens e mais montagens do pobre padre. Tomara que ele seja encontrado feliz e com vida para que todo mundo possa gargalhar sem culpa!

Twitter

Ok, poucas ferramentas na internet têm um poder tão grande de levar à dispersão e à perda – total e inútil – de tempo quanto o Twitter. E, por alguma razão que a psicologia deve explicar, é fascinante acompanhar o big brother textual de amigos, conhecidos, semi-conhecidos e completo desconhecidos. O Twitterearth leva essa brincadeira um nível acima. O site traz mensagens do Twitter de pessoas de todo o mundo, em tempo real, mostrando num mapa – estilo Google Earth – onde essas pessoas estão. Perda de tempo divertida com um visual lindo.

Desensinando

Tem muita gente que ainda reclama da Wikipedia, que acha que os verbetes têm erros demais, são desatualizados e/ou não acreditam que a mediação dos usuários minimize os equívocos. Pois bem. Se um desses amargurados caíssse, assim, sem aviso, no site da Uncyclopedia – the content-free encyclopedia iria ter um ataque de nervos. Com visual idêntico ao da Wikipedia, lá, logo na primeira página, estão estampados, com orgulho, os seguintes verbetes: “Para se organizar antes das Olimpíadas, a China anuncia plano para matar todos os cidadões”, “Papa Bento XVI celebra o 20 de abril em Nova York”. E o que teria nesta data? Segundo a (des)enciclópedia o aniversário de 119 anos de Hitler. A página brasileira tem bem menos links, mas não perde em nada em humor negro e nonsense. Na parte de notícias, há coisas como “Líder dos Thundercats preso em Olinda” – o que de fato aconteceu, já que Thundercats é o nome de um grupo de extermínio pernambucano.

Leite

Então, não há muito o que se falar sobre o vídeo abaixo a não ser que ele mostra uma…impressora de leite. Isso mesmo. Um cara chamado Oleksiy Pikalo comprou uma impressora Philips e a transformou na primeira máquina que imprime em espuma de leite. O resultado, como é possível ver no vídeo, é uma coisa de dar água na boca – e que integra um obscuro nicho das artes plásticas chamado de latte art.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PjgVeJkdBn0[/youtube]

.

——
Carol Santos é jornalista. Escreve nesse espaço sobre internet, tecnologia e o que mais seu radar pop encontrar pela rede.

Sem mais artigos