Foi divulgada agora pela manhã a lista dos selecionados da 61ª edição do Festival de Cannes. O cineasta brasileiro Walter Salles Jr. concorre à Palma de ouro com o inédito Linha de Passe, dirigido em parceria com Daniela Thomas, com quem filmou o clássico dos anos 90, Terra Estrangeira. O ator Matheus Nachtergaele também é destaque no festival com o filme A Festa da Menina Morta, que ele leva para a mostra Um Certo Olhar e que marca sua estréia na direção.

Walter, que esteve na Riviera Francesa em 2004 com Diários de Motocicleta, deve, no entanto, encontrar uma pedreira pela frente. Entre os 20 filmes selecionados, muitos cânones da sétima arte. Clint Eastwood faz a avant première de Challenging, thriller protagonizado por Angelina Jolie. Outros medalhões presentes são o norte-americano Steven Soderbergh (The Argentine, cinebiografia épica de Che Guevara) e o alemão Wim Wenders (The Palermo Shooting).

Vencedores da Palma de Ouro duas vezes (em 1999, por Rosetta, e em 2005, por A Criança), os irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne também são fortes candidatos com Le Silence de Lorna.

A ótima seleção conta ainda com produções fresquinhas de Phillipe Garrel, diretor de Amantes Constantes (exibido nas salas brasileiras no fim do ano passado) e pai do ator Louis Garrel, que leva à Croisette o filme La Frontière de l`Aube; da cineasta argentina Lucrecia Martel (La Mujer Sín Cabeza) e do turco Nuri Bilge Ceylan (Daydreams).

Fora de competição, o prolífico Woody Allen apresenta seu mais novo filme Vicky Cristina Barcelona, de ambientação totalmente espanhola, com Javier Bardem, Penélope Cruz e a americana Scarlett Johansson.

Pôster – O júri do 61º Festival de Cannes será presidido por Sean Penn. O evento, que acontece de 14 a 25 de maio, fará uma homenagem à obra de David Lynch. O pôster oficial da edição acaba de ser divulgado. A imagem é uma foto do filme do filme Império dos Sentidos com arte do francês Pierre Collier.

Sem mais artigos