E o Brasil está fora mais uma vez do páreo por um Oscar. Tropa de Elite 2 não entrou na lista dos semifinalistas aos indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro. A Separação, do Irã, é o grande favorito e já recebeu o Globo de Ouro. O anúncio foi feito nesta quarta (18), pela Academia de Hollywood.

Todos os indicados serão conhecidos apenas na próxima terça (24), incluindo os 5 candidatos a língua estrangeira. Os nove semifinalistas são: Bullhead, de Michael R. Roskam (Bélgica); Monsieur Lazhar, de Philippe Falardeau (Canadá); Superclásico, de Ole Christian Madsen (Dinamarca); Pina, de Wim Wenders (Alemanha); A Separação, de Asghar Farhadi (Irã); Footnote, de Joseph Cedar (Israel); Omar Killed Me, de Roschdy Zem (Marrocos); In Darkness, de Agnieszka Holland (Polônia); e Warriors of the Rainbow: Seediq Bale, de Wei Te-sheng (Taiwan).

A Separação, claro, é o favorito. O longa iraniano venceu o último Globo de Ouro e vem cativando os críticos no mundo inteiro. Curiosamente, ao desdenhar da repercussão do filme, o Irã traz ainda mais simpatia à produção entre a comunidade internacional. Outros destaques são Win Wenders, com seu documentário em 3D, Pina e o polonês In Darkness.

Entre as outra faltas sentidas estão os Irmãos Dardenne, com seu O Garoto da Bicicleta, grande prêmio do Júri, em Cannes no ano passado.

Sem mais artigos