Divulgação.

Divulgação.

, o novo longa do diretor pernambucano , foi selecionado para o Festival de Toronto. A 40ª edição do evento acontece entre 10 e 20 de setembro. O longa de Mascaro será esse o único brasileiro da seleção oficial, conhecida como Platform.

O filme integra ainda a mostra “Horizontes” do 72º Festival Internacional de Cinema de Veneza, também no próximo mês. Este é o segundo longa de ficção do diretor e tem distribuição nacional e internacional já garantidas, pela Imovision e Memento Films.

Para o diretor, “exibir o filme na competição de Toronto – onde Claire Denis e Jia Zhang Ke são jurados -, isso para mim já é um grande prêmio e uma linda conquista para dividir com a equipe depois de tanta energia coletiva empenhada nesse projeto”. As datas da exibição do filme ainda não foram anunciadas.

Boi Neon se passa nos bastidores das vaquejadas. Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de soltá-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, Negão, Galega (e sua filha Cacá). O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o pólo de confecção de roupas na região do semi-árido nordestino.

No elenco do longa estão Juliano Cazarré (de Serra Pelada) – como protagonista, Vinícius de Oliveira (mundialmente conhecido por sua atuação em Central do Brasil, ao lado de Fernanda Montenegro) e Maeve Jinkings (de O Som ao Redor, Falsa Loura e Amor Plástico e Barulho, longa esse que lhe rendeu indicações e prêmios de melhor atriz).

Atualizado: Veja a lista dos filmes da mostra Platform.

“Bang Gang (A Modern Love Story),” dir. Eva Husson, França (estreia mundial)
“The Clan,” dir. Pablo Trapero, Argentina/Espanha (estreia norte-americana)
“French Blood,” dir. Diasteme, França (estreia internacional)
“Full Contact,” dir. David Verbeek, Holanda/Croácia (estreia mundial)
“High-Rise,” dir. Ben Wheatley, Reino Unido (estreia mundial)
“HURT,” dir. Alan Zweig, Canadá (estreia mundial)
“Land of Mine,” Martin Zandvliet, Dinamarca/Alemanha (estreia mundial)
“Looking for Grace,” dir. Sue Brooks, Austrália (estreia norte-americana)
“Boi Neon,” Gabriel Mascaro, Brasil/Uruguai/Holanda (estreia norte-americana)
“The Promised Land,” He Ping, China (estreia mundial)
“Sky,” dir. Fabienne Berthaud, França/Alemanha (estreia mundial)
“The White Knights,” Joachim Lafosse, França/Bélgica (estreia mundial)

Mascaro é o único brasileiro na competição. (Foto: Divulgação)

Mascaro é o único brasileiro na competição. (Foto: Divulgação)

Sem mais artigos