cohen

Ícone da música e da poesia contemporâneas, o canadenseLeonard Cohen é um dos seres mais complexos da cultura pop. Agora, uma biografia autorizada chega para tentar desvendá-lo. Em I’m Your Man, a jornalista inglesa Sylvie Simmons narra a trajetória de Cohen, da infância em Montreal ao lançamento de Old Ideas, passando pela construção da sólida carreira artística, pela imersão na cultura judaica, a obsessão com a simbologia cristã e a devoção ao budismo.

O resultado é um trabalho completo, que dedica igual atenção às conquistas profissionais, à vida pessoal e à religiosidade do personagem.

Para escrever o livro, a autora visitou as várias cidades em que Cohen viveu e trabalhou, como Montreal, Califórnia, Nova York, Londres e Hidra, entre outras. Nesses locais, conversou com familiares e amigos do músico, além de parceiros de trabalho, produtores, editores, professores, musas, amantes, rabinos e monges. Ao todo, realizou entrevistas com mais de cem pessoas, que cederam a ela também cartas, diários, agendas de endereços, matérias de jornais e fotos.

“Escrever uma biografia, ainda mais de alguém ainda vivo, é imergir na vida daquela pessoa a um ponto que provavelmente levaria você a ser internado em uma clínica psiquiátrica. (…) Como Leonard se mudou muito, geográfica e espiritualmente, de todo jeito, isso rendeu uma quantidade invejável de milhas aéreas e também apresentou desafios. Tive a sorte extrema de ter encontrado muita gente pelo caminho disposta e capaz de ajudar”, diz, nos agradecimentos finais, a autora, que teve a colaboração e o apoio do próprio Cohen para escrever a obra.

A obra chega às livrarias pela editora BestSeller com 500 páginas de texto e um encarte de imagens. Custa R$ 79,90.

Ouça “I’m Your Man”, faixa que dá nome à obra.

Sem mais artigos