Bernie Wrightson, ícone dos quadrinhos de horror, morre aos 68 anos

bernie

bernie

Um dos autores mais lendários dos quadrinhos, Bernie Wrightson, morreu nesse domingo (19) após uma longa batalha contra um câncer no cérebro. A informação foi dada por sua mulher, Liz, no Facebook. Wrightson ficou conhecido pelos quadrinhos de horror e inspirou toda uma geração de artistas com o detalhismo de seu traço.

Sua contribuição mais famosa é ter sido o co-criador de Monstro do Pântano na DC Comics. Ele trouxe um novo olhar para o personagem, aproximando-o das narrativas de horror clássicas e trazendo um herói atormentado em uma HQ de forte teor psicológico. A Panini relançou esse clássico absoluto em encadernados há alguns anos.

Nascido em Baltimore, em 1948, Bernie começou a carreira como ilustrador do Baltimore Sun, jornal local de sua cidade. Após um encontro com o artista Frank Frazetta em uma convenção de quadrinhos ele começou sua própria produção autoral. Ele trabalhou no início em títulos de terror e mistério a partir do final dos anos 1960 em editoras como Marvel e DC.

Em 1971, ao lado de Len Wein ele criou o Monstro do Pântano, que se tornaria um sucesso de público e crítica. Ele também foi o cocriador do personagem Destino, antes dele ser incorporado em Sandman, de Neil Gaiman.

A partir de 1974 ele passou a publicar histórias de horror em diversas revistas do gênero, grande parte delas adaptações de nomes célebres do horror como H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. Em 1975, Wrightson uniu-se aos artistas Jeff Jones, Michael Kaluta e Barry Windsor-Smith para criar o grupo conhecido como “The Studio”. Eles produziram diversos projetos em quadrinhos, mas também atuavam em outras mídias fazendo pôsteres, calendários e livros.

A maior obra autoral de Wrightson foi sua adaptação de Frankenstein, de Marry Shelley, na qual passou sete anos produzindo. É um trabalho meticuloso e do qual sempre se orgulhou. Esse clássico também saiu no Brasil, em uma edição de luxo pela Devir, no ano passado.

bernie2

Como artistas conceitual, Wrightson colaborou em filmes como Caça-Fantasmas, Homem-Aranha, O Nevoeiro (adaptação de Frank Darabont para a obra de Stephen King) e Land Of The Dead, de George Romero.

Bernie vivia em Austin, no Texas. Ele deixa sua esposa Liz e dois filhos, John e Jeffrey e um enteado, Thomas Adamson. Veja mais da obra de Bernie Wrightson.

bernie6

bernie5

bernie4

Encontrou um erro? Fale com a gente

Editor