Beastie Boys

BEASTIE BOYS
The Mix-Up
[Capitol, 2007]

Beastie Boys - The Mixed UpO que levou os Beastie Boys a este disco, uma provocativa proposta totalmente instrumental, sem samplers ou rimas, foi apenas um único motivo: Mike D, MCA e Adrock quiseram provar que se garantem como banda, já que o disco é uma seleção de ótimos efeitos, domínio dos instrumentos e outras virtuoses.

O ruim disso tudo é que The Mix-Up só se sustenta enquanto “disco dos Beastie Boys”, já que ele é chato, um teste à paciência. É o disco que muitos irão afirmar que “é preciso ter muita referência para apreciar”, o tipo de discurso que geralmente esconde um trabalho muito ruim, maquiado de pretensão artística ou hermetismo. Ao retirar elementos que os consagraram, os Beastie Boys se esvaziaram, e é isso que The Mix-Up é, um álbum oco.

Mas claro que há boas razões para elogiar a iniciativa: “The Rat Cage”, com apitos e uma bateria cheia de ritmo é um dos destaques do disco, assim como “Suco de Tangerina”, resultado da passagem da banda pelo Brasil, com efeitos de dub, e “Off The Grid”, com suas mudanças melódicas. No mais, as faixas do disco são passíveis de esquecimento, exceto para os aficcionados pelo trio ou aqueles com boa vontade. Ao menos no quesito surpreender, os Beastie Boys ainda são mestres. [Paulo Floro]

NOTA: 5,5

Sem mais artigos