Foto: Divulgação/Warner.

Foto: Divulgação/Warner.

Batman vive um ano cheio de lançamentos. Além da DC Comics comemorar os 75 anos do personagem em 2014, a Warner acaba de anunciar uma edição de luxo do Blu-Ray do filme (1989), que completa 25 anos.

O blu-ray duplo chega às lojas no dia 11 de novembro e traz além do material extra de edições passadas do DVD, o documentário Batman – The Birth of the Modern Blockbuster, que fala do sucesso que foi o lançamento da franquia.

De fato, este primeiro longa de Batman nos cinemas, dirigido por , mudou para sempre o modo como os super-heróis seriam enxergados pela indústria de Hollywood. Estrelado por , a produção contou com atores de peso e deu origem a uma escalada de filmes. Orçado em US$ 35 milhões, o filme rendeu US$ 411 milhões em todo o mundo, uma quantia inédita para uma adaptação de quadrinhos.

A trama tratava da origem do Homem-Morcego e o colocava em combate contra a ameaça do Coringa, estrelado por Jack Nicholson. As cores sombrias e ao mesmo tempo pop de Burton fizeram o filme ser bastante elogiado pela crítica, outro avanço trazido pela produção. Isso abriu portas para anos no futuro, quando vimos um ator ganhar um Oscar por uma interpretação em um blockbuster vindo das HQs. Estamos falando de Heath Ledger, que assombrou todos com seu papel de Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008).

Depois de Keaton, Batman viveu um período de descrença por causa de continuações desastradas como a fase de Val Kilmer e George Clooney. A retomada aconteceu apenas nos anos 2000 com a trilogia O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, estrelado por Christian Bale.

A nova encarnação do herói será com Ben Affleck, no longa Batman Vs Superman – Alvorecer da Justiça, dirigido por Zack Snyder, que estreia em março de 2016.

batmanBR25th

Sem mais artigos