Os autores iranianos da comentada HQ O Paraíso de Zahra, lançado este ano pela Leya, virão ao Brasil para uma série de eventos. Amir e Khalil irão falar da produção do livro e também da situação atual dos direitos humanos no Irã.

Leia a resenha de O Paraíso de Zahra.

A história narra a trajetória de Zahra, uma viúva iraniana que após os protestos de 2009 inicia uma busca desesperada pelo filho Mehdi, que acredita ter sido vitima da repressão mortal dos Aiatolás. A obra foi lançada em 125 países e traduzida em 14 idiomas.

A história trata da fracassada “primavera persa” que começa em 2009 após as contestadas eleições que levaram o Pres. Ahmadinejad ao seu segundo mandato. A HQ foi publicada originalmente pela internet e causou grande repercussão da mídia. Os autores falarão sobre a motivação em fazer um comic book focado nas violações de direitos humanos no Irã e do método de trabalho que escolheram para elaborar o livro.

Um dos assuntos abordados será a ambientação, já que o ilustrador Khalil é árabe e nunca esteve no Irã. Ele fez todos os desenhos a partir de referências da internet. Os dois participam de duas sessões de autógrafos, em São Paulo e no Rio.

Veja a agenda
03/06 – Sessão de autógrafos e bate-papo na FNAC Paulista, às 16h
04/06 – Evento no Itaú Cultural, às 20h30, mediado por Flávio Rassekh
05/06 – Sessão de autógrafos e bate-papo na Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall, no Rio, às 18h30

Sem mais artigos