Nesta sexta (16/10), o Centro Cultural dos Correios abriga dois seminários que fazem parte do Continuum – Festival de Arte e Tecnologia do Recife. No primeiro, que tem início às 14h30, cineastas refletem sobre as novas linguagens empregadas na sétima arte e suas implicações no meio audiovisual. Os convidados para o primeiro debate são Pedro Paulo Rocha e Leo Falcão.

Cineasta, artista eletrônico e pesquisador de poéticas digitais, Pedro Rocha, filho do célebre diretor Glauber Rocha, aproveita a vinda ao Recife para apresentar seu projeto “Kynemas”, uma experiência radical para o meio audiovisual. O projeto mistura linguagens experimentais, samplers, poesia sonora e grafismos recombinando imagens e sons em plataformas diversas pretendendo ser um trabalho “in progress”. Refletindo sobre este novo modelo de construção audiovisual, o cineasta Leo Falcão dá sua visão sobre as possibilidades de integração de imagem com público através de exemplos recentes.

O pesquisador e PhD em Física e Computação Giorgio Moscati e o cineasta Bruno Vianna compartilham suas visões sobre a relação existente hoje em dia entre artistas e cientistas. O debate acontece às 19h, também na sexta-feira (16/10), no Centro Cultural dos Correios, no Recife Antigo.

O debate vai tentar analisar as interseções da arte contemporânea com as aplicações científicas via computador. Giorgio Moscati tem acompanhado em sua trajetória acadêmica, desde os anos 60, a criação dos computadores de uso pessoal e seus avanços para aplicações em outras mídias e vem dar sua visão histórica. Num confronto com a visão contemporânea da arte, Bruno Vianna fala a partir de sua experiência como cineasta que montou sua própria interface de edição não-linear em linguagem de programação Pure Data para apresentar seu longa-metragem “Ressaca”.

Serviço
Tema: Novas Linguagens Cinematográficas
Palestrantes: Pedro Rocha (SP) e Leo Falcão (PE)
Data / Horário: Sexta – 16/10 – 14h30
Local: Centro Cultural dos Correios – Av. Marquês de Olinda – Recife Antigo
Entrada gratuita

Tema: Relação entre cientistas e artistas
Palestrantes: Bruno Vianna (RJ) e Giorgio Moscati (SP)
Data / Horário: Sexta – 16/10 – 19h00
Local: Centro Cultural dos Correios – Av. Marquês de Olinda – Recife Antigo
Entrada gratuita

Mais informações: http://www.continuumfestival.com

Sem mais artigos