Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O Grupo Estelita do Brasil, parte do movimento que pede o tombamento do cais José Estelita, no Recife, realiza ato que mescla ação pedagógica e show com cantor Otto. Vai ser nesse domingo às 16h.

Leia Mais
Vídeo: Recife, Cidade Roubada
O acampamento do OcupeEstelita, antes e depois
A iconografia do #OcupeEstelita
Vídeo: Lutar pelo Recife é lutar por qualquer cidade

A preservação da paisagem do bairro histórico de São José, um dos poucos locais da cidade no qual o horizonte não se encontra atravessado por prédios e espigões, é o mote do encontro que acontece amanhã na Praça Abelardo Rijo, no Cais José Estelita.

O evento pede ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (Minc) o tombamento dos galpões. Um dos momentos do encontro que começa às 16h será dedicado a tirar dúvidas de todos aqueles que querem saber mais sobre a importância da manutenção do local e o que pode ser feito, para o bem coletivo e comum, com a valorizada área.

Além das perguntas-respostas sobre o Estelita, também haverá um aulão sobre paisagem cultural realizado pelo professor Tomas Lapa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O aulão é seguido pelo Som na Rural e ainda conta com show de Otto, que vem pela segunda vez ao Estelita mostrar apoio ao movimento.

Na semana passada, a Câmara dos Vereadores votou em caráter de urgência pela aprovação do projeto Novo Recife, levando milhares de pessoas a se manifestarem nas ruas contra a série de edifícios projetados na área, uma ação que promove a gentrificação do local e altera dramaticamente uma das paisagens mais bonitas da cidade.

estelita

Sem mais artigos