O projeto Célula Máter abre hoje a segunda mostra coletiva de Artes Visuais, às 18h, no casarão 97 da rua 13 de maio, em Olinda. A iniciativa faz parte do projeto do professor, designer e “Imaginauta” Ghustavo Távora.

Essa segunda mostra vai agregar exposições de fotografia, pintura e design gráfico, além de um bazar de roupas, bijou e origamis, que funcionará até o dia 20 de janeiro de 2008. Na área de fotografia, os coordenadores do Célula Máter convidaram Ivan Alecrim para fazer a curadoria de uma mostra de fotojornalismo que vai trazer o tema “Alegria do Povo”.

Segundo Alecrim, a idéia é aproveitar uma produção fotográfica que vários profissionais têm em seus acervos, mas que raramente é publicada nos veículos de comunicação. A exposição vai contar com a participação de Alexandre Severo, Carol Pires, Chico Porto, Gustavo Bettini, Marcos Michael, Mateus Sá, Rodrigo Lobo e do próprio Ivan Alecrim, que ainda quer inserir imagens de Annaclarice Almeida, Alexandro Auller, Beto Figueirôa, Cristiana Dias e Hélia Scheppa.

A fotógrafa Raquel Santana, apresentará o trabalho Mazurca do Alto do Moura, que traz o resultado da documentação fotográfica da tradicional manifestação cultural do Alto do Moura, em Caruaru, que Santana realizou para o seu projeto de conclusão de curso em jornalismo, na Universidade Federal de Pernambuco, em 2006.

Ainda na área de fotografia, Marília Santos apresenta a instalação Pisa na Fulô, que reúne trinta fotos de várias espécies de flores fotografadas durante as viagens que a publicitária fez entre 2006 e 2007. Há imagens de flores da Nova Zelândia, Patagônia e da cidade de Dallas, no Texas, bem como diversas espécies do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e da cidade de Gravatá, no agreste pernambucano. O projeto Futurama, feito por alunos de fotografia a AESO, também participará da mostra coletiva trazendo interpretações fotográficas do Manifesto Futurista, de Marinetti, em suporte preto-e-branco.

Entre os trabalhos de design gráfico, Diogo TodÉ vai apresentar o TodE´s Cardápio de Intervenções Urbanas. O artista tem a intenção de discutir com os visitantes a possibilidade de qualquer pessoa poder financiar obras e intervenções artísticas no espaço público, de modo que a escolha sobre o que a população pode ver em suas cidades transcenda a figura institucional do curador. A segunda iniciativa de artes gráficas envolve a revista Traça que conta com 32 páginas e formato A5 e vai ser vendida por quatro reais por seus organizadores. Em pintura, o artista plástico Álvaro César vai apresentar seis telas em técnicas mistas que fazem parte do trabalho Composição Sem Eixo.

Paralelamente às exposições, o casarão do Célula Máter vai ser ocupado pelo “Bazar da 13”, que foi elaborado em uma parceria de Ana Renata, Cecília Pessoa, Eva Duarte e Flávia Lira. O público poderá adquirir peças de brechó e da coleção de Cecília Pessoa, bijou feita por Ana Renata e origamis feitos por Eva Duarte, que também vai disponibilizar um display de origami em tamanho natural para que os visitantes posem para fotos. “Em uma mostra que tem tanto fotógrafo, achei que poderia ser uma idéia interessante colocar a peça para as pessoas usarem como se faz nos displays de Lampião e Maria Bonita: colocar o rosto e tirar uma foto. Eu creio que vais ser uma experiência engraçada fazer isso com origami”, disse.

O horário de funcionamento da segunda mostra coletiva do Célula Mater é de sexta a domingo, a partir das 17 horas. O público e instituições interessadas também podem agendar visitas durante a semana com a coordenação do projeto. Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones de Ghustavo Távora – (81) 8617 8324 – e Gustavo Soares – 8795 0330.

Serviço:
Célula Máter – Segunda Mostra Coletiva de Artes Visuais
Data: 21 de dezembro de 2007 a 20 de janeiro de 2008
Local: Casarão 97 – Rua 13 de Maio (esquina com a rua Henrique Dias) – Sítio Histórico – Olinda
Horário de visitação: sexta a domingo – a partir das 18h
Visitas agendadas durante a semana pelos telefones (81) 8617-8324 (Ghustavo Távora) e (81) 8795-0330 (Gustavo Soares)

Sem mais artigos