DIFÍCIL DE ACREDITAR
Ausência de ETs, excesso de intimidade, novo longa da Arquivo X não funciona nem como filme para fãs
Por Lidianne Andrade

ARQUIVO X – EU QUERO ACREDITAR
Chris Carter
[X-Files: I Want to Believe, EUA, 2008]

Depois de cinco anos de ausência de qualquer comercial ou reprises, os fãs do seriado americano mais famoso da década de 90 Arquivo X, já haviam perdido as esperanças de rever a dupla de agentes do FBI Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny). Após muito pensar, a mente criadora por trás da série, Chris Carter, resolveu voltar à ativa, dirigindo e assinando o roteiro de Arquivo X: Eu Quero Acreditar, com estréia mundial na última sexta-feira, 25 de julho. Mas será que o segunda longa em 10 anos de série era mesmo necessário?

Não mais agentes federais, Fox está no exílio após sua expulsão do Arquivo X e Dana segue sua profissão como médica. Mulder é convidado pela federal Dakota Whitney (Amanda Peet) para ajudar a encontrar uma agente desaparecida supostamente por fenômenos sobrenaturais. Um ex-padre pedófilo, Joseph Crissman, (Billy Connolly, com sua condição criminal frisada várias vezes no roteiro até o esgotamento para tirar sua credibilidade) teve visões do crime, tornando-se a chave para o mistério e fazendo necessário a presença dos especialistas em mundo estranho. Tráfico de órgãos, perseguição, cabeças cortadas e experiências científicas com humanos entram na trama para aumentar a emoção e tentar disfarçar a real intenção do filme: reunir novamente um dos casais mais famosos da polícia federal americana.


Antes tensão sexual que servia de mote para a trama, agora Mulder e Scully já dormem juntos

Diferente do primeiro longa de 1998 no cinema, enquanto a série ainda estava no ar, Eu Quero Acreditar vem ao alcance de todos. A intenção do filme é soar entendível para os não-iniciados na trama de conspiração, espécie de episódio spin-off. Por este motivo, os extra-terrestres são deixados para trás. Cris Carter deu preferência ao velho blockbuster americano de mistério e perseguição policial, talvez um primo pobre da trama Zoodíaco envolvendo um suposto assassinato em série. Fica a pergunta: onde estão os homenzinhos verdes? Talvez respondida no nome do filme: quer-se acreditar, mas talvez não sejam reais.

Mesmo com a mão do criador Carter, muita coisa mudou da série e do último longa para cá. A começar pelos protagonistas principais. Armas na cintura, ternos negros e sapatos sem graça deram lugar a calças jeans, sobretudos e batas médicas. Scully agora com madeixas naturais carameladas, deixou cair de seu figurino os mais de 10 anos de trabalho dedicados ao FBI. Mulder começa barbudo, mostrando o peso da experiência no visual. Maduros, conversam sobre relacionamento abertamente, com direito a “dormir de conchinha” e crise de ciúmes de Scully contra a agente Whitney. A intimidade aumentou, apagando um dos pilares de Arquivo X, a tensão sexual entre os dois agentes. Quando o padre diz pra Scully que ela deveria conversar com seu marido, ela emendada rápido um “não sou casada”. Ficou só na conchinha mesmo.


Trama confusa e atabalhoada marcou a pausa na aposentadoria dos agentes

“Eu quero acreditar”, com orçamento baixíssimo de U$ 35 milhões (o anterior custou U$ 66 milhões), vem para cumprir sua função de acalentar os fãs, mas de fato este não é um filme feito para eles. Como filme, um thriller policial regular, com perseguições na neve, surgimento de novas pistas responsáveis pelos pontos de virada mais inacreditáveis da história e a velha credibilidade da fonte eternamente em cheque, nesse caso um ex-padre acumulando 37 casos de pedofilia na ficha. Como continuação na série… bem, homenzinhos verdes não estão lá, o beijo tão esperado na telona entre o casal do ano vem tão clichê que perde metade do glamour. Nenhuma resposta ficou sem ser respondida. Aparentemente, o Arquivo X foi fechado definitivamente.

NOTA: 4,5

[+] SÉRIE MARCOU GERAÇÃO DOS ANOS 90 E PROMETE NOVOS PÚBLICOS EM DVD
[+] FATOS CURIOSOS SOBRE OS SÉRIOS AGENTES DO FBI

SAIBA MAIS
Canal do Youtube: youtube.com/ArquivoXdois
Comunidade do Orkut: www.orkut.com.br
Facebook: www.facebook.com/pages/X-Files-I-Want-to-Believe

[youtube]http://youtube.com/watch?v=MdPxr3-bSOg[/youtube]

Sem mais artigos