Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, o filme brasileiro mais importante do ano, garantiu exibição nos EUA e Europa. O longa, que já passa de 95 mil espectadores na primeira semana de exibição, expandiu o circuito para 110 salas no Brasil e segue também sua carreira internacional.

O filme será exibido dias 11 e 13 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto (08-18/09), dentro da Mostra Contemporary World. Nele, Sonia Braga foi convidada para o prestigioso evento “In Conversation with”, que todo ano convida sete personalidades do mundo do cinema para uma conversa com o público do festival. Nesta edição, a atriz estará ao lado de nomes como Isabelle Huppert, Mark Wahlberg e Zhang Ziyi. Também em setembro, Aquarius terá pré-estreias entre 14 e 24 na Bélgica, Suíça e França – onde participará do Festival de Biarritz (27/09) e será lançado dia 28.

Nos Estados Unidos, a estreia de Aquarius está marcada para 14 de outubro, com abertura dia 13 no Angelika Film Center de Nova York. Já entre os dias 15 e 19 de outubro, o longa será lançado em Los Angeles, São Francisco e Miami. O filme será exibido nos dias 9 e 11 de outubro no Festival de Cinema de Nova Iorque (30/09-18/10), depois de 14 anos sem um representante brasileiro na competição, e fará uma première no ArcLight, em Hollywood. Estará no Festival Internacional de Cinema de Zurique (22/09-2/10), na Suíça; na abertura do BrasilCine (03/10), na Suécia; dias 14 e 16 de outubro no BFI – Festival de Cinema de Londres (5-16/10); no Festival Internacional de Cinema de Pusan, na Coreia do Sul (6-15/10); no Viennale – Festival Internacional de Cinema de Viena (20/10 a 02/11), na Áustria; na Semana Internacional de Cine de Valladolid (22-29/10), na Espanha; no Festival de Cinema de Kaohsiung (21/10 a 06/11), em Taiwan; e na Itália, entre 3 e 7 dezembro.

“A porta de entrada de Aquarius para a América do Norte é Toronto e o Festival de Cinema de Nova Iorque, duas seleções muito prestigiosas. Com o A Conversation With, evento especial em torno de Sonia Braga, e com todas as sessões de Aquarius já esgotadas em Toronto, o filme acumula energia para o lançamento nos Estados Unidos e Canadá, pela Vitagraph Films. Kleber e Sonia deverão fazer uma turnê por Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco e Miami para divulgar o longa”, explica a produtora do filme Emilie Lesclaux (CinemaScópio Produções).

A estreia mundial de Aquarius aconteceu no Festival de Cannes, em maio deste ano, na Seleção Oficial do Festival; o longa ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney; e o prêmio de Melhor Atriz (Sonia Braga) e Prêmio Especial do Júri no 20º Festival de Cinema de Lima e Melhor Filme no Festival de Cinema de Amsterdam. O filme também participou do Festival de Karlovy Vary (República Tcheca), do Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia, do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, e do Festiva de Sarajevo, na Bosnia.

O longa tornou-se uma espécie de símbolo contra o golpe após seus atores e diretor realizarem uma manifestação contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff no tapete vermelho de Cannes. Veja abaixo o trailer:

Sem mais artigos