Mia Taylor, a primeira trans a ganhar o prêmio. (Reprodução).

Mia Taylor, a primeira trans a ganhar o prêmio. (Reprodução).

O Independent Spirit Awards, premiação que celebra o cinema independente e de baixo orçamento, consagrou o talento de Mia Taylor, atriz transexual que venceu como melhor atriz coadjuvante por seu papel em Tangerine. Outro destaque da noite foi Abraham Attah, o menino ganense de apenas 15 anos que protagonizou o longa Beasts Of No Nation. Desse mesmo filme, Idris Elba ganhou como ator coadjuvante.

Spotlight – Segredos Revelados saiu como grande vencedor. Além de melhor filme, o longa ainda levou o Prêmio Robert Altman, voltado para o melhor elenco do ano e melhor direção para Tom McCarthy. Brie Larson, de O Quarto de Jack, confirmou o favoritismo e garantiu seu prêmio de melhor atriz. “Há muito talento transgênero por aí”, disse.

Mia Taylor, que interpretou Alexandra, a travesti mais sensata do filme Tangerine. O longa mostra um dia na vida de duas amigas prostitutas de Los Angeles e foi todo filmado em iPhone 5S. O diretor Sean Baker também foi indicado. Nos agradecimentos ela lembrou dos diversos talentos transgêneros e fez um pedido para que os diretores escalem esses artistas em seus próximos filmes.

Esnobado pelo Oscar, Idris Elba e seu colega Abraham Attah saíram vitoriosos. O longa da Netflix foi bastante elogiado pela crítica no ano passado e percorreu quase todos as premiações desta temporada. O filme aborda a vida de um garoto que tem a família dizimada em meio a uma guerra civil no leste africano e acaba tornando-se um soldado.

Tido como antessala do Oscar, o Spirit Awards costuma acontecer sempre um dia antes da premiação da Academia e, por isso, deixa ainda mais claro o fato de ser uma antítese da maior premiação do mundo. No ano do #OscarsSoWhite, o Spirit mostrou larga diversidade de indicados, o que abarcou um maior número de longas. Segundo a Film Independent, associação que organiza o evento, entre os indicados 48% eram de produções feitas ou estreladas por negros e pardos.

O prêmio também foi mais coerente na categorização. Em Carol, por exemplo, indicou como melhor atriz as duas protagonistas. No Oscar, Cate Blanchett concorre como atriz principal e Rooney Mara como coadjuvante. A premiação aconteceu em uma tenda montada na praia de Santa Mônica, em Los Angeles.

Veja a lista completa de vencedores:

Melhor Filme
Spotlight – Segredos Revelados

Melhor Diretor
Tom McCarthy (Spotlight)

Melhor Atriz
Brie Larson (O Quarto de Jack)

Melhor Ator
Abraham Attah (Beasts of No Nation)

Melhor Atriz Coadjuvante
Mya Taylor (Tangerina)

Melhor Ator Coadjuvante
Idris Elba (Beasts of No Nation)

Melhor Roteiro
Tom McCarthy & Josh Singer (Spotlight)

Melhor Filme de um Estreante
The Diary of a Teenage Girl – dir. Marielle Heller

Melhor Roteiro de Estreante
Emma Donoghue (O Quarto de Jack)

Melhor Edição
Tom McArdle
 (Spotlight – Segredos Revelados)

Melhor Direção de Fotografia
Ed Lachman (Carol)

Melhor Documentário
O Peso do Silêncio

Melhor Filme Estrangeiro
Son of Saul (Hungria)

Prêmio John Cassavetes – para filmes feitos com menos de US$ 500 mil
Krisha

Prêmio Robert Altman de Melhor Elenco
Spotlight

Sem mais artigos