Fotos: Divulgação.

Fotos: Divulgação.

pode não ser muito conhecido por grande parte dos cinéfilos brasileiros, mas sua influência está presente em diversos estilos da animação atual. Considerado um dos mais importantes nomes do gênero, ele deixou como maior legado o aprimoramento de técnicas como o uso da pintura na película. Tem no currículo um Oscar de Melhor Animação e a Palma de Ouro em Cannes.

Leia Mais
A programação completa do Animage

O festival , que acontece até o próximo dia 28 deste mês no Recife exibe uma mostra especial de Norman McLaren por por ocasião de seu centenário. Será no Cinema São Luiz neste domingo (21) às 20h, com uma sessão com alguns de seus trabalhos mais marcantes.

McLaren ficou muito conhecido por mesclar técnicas experimentais com pintura diretamente em película de filme. A maior parte de sua produção foi feita no Canadá, onde Norman passou boa parte de sua vida ao trabalhar com a National Film Board.

Nascido na Escócia em 1914, Norman McLaren se formou na faculdade de Belas Artes de Glasgow. Começou sua carreira de diretor em 1934, e já no ano seguinte dois de seus filmes ganharam prêmios em um festival amador na Escócia. Esta premiação o levou a trabalhar na General Post Office Film Unit em Londres, onde passou dois anos até ir a Espanha e mudar-se para o continente americano por conta da II Guerra Mundial.

Ao chegar no Canadá, passou a colaborar com o NFB e produziu com eles os seus filmes mais famosos, tendo total liberdade criativa. Seu currículo inclui obras que lhe renderam prêmios como o Oscar de Melhor Animação e a Palma de Ouro em Cannes para Neighbors, de 1952. McLaren morreu em 1987, mas seu legado ainda influencia animadores em todo o mundo. Em 2009, os trabalhos de McLaren foram adicionados ao Programa Memória do Mundo da UNESCO por sua contribuição ao universo da animação no Cinema.

MOSTRA ESPECIAL NORMAN MCLAREN
DOMINGO – 21 DE SETEMBRO – 20H

PROGRAMAÇÃO
Dots (2 min – 1940)
Le Merle (4 min – 1959)
Neighbors (8 min – 1952)
Synchromy (7 min – 1971)
Boogie Doodle (3 min – 1948)
Blinkity Blank (5 min – 1955)
Begone Dull Care (7 min – 1949)
Horizontal (6 min – 1962)
A Chairy Tale (9 min – 1957)
Pas De Deux (13 min – 1968)

norman

Sem mais artigos