Cena de Spots-Spots (Todas as fotos: Divulgação)

Começa nesta sexta (30), o Animage, o festival internacional de animação de Pernambuco. Serão exibidos filmes de 24 países, entre curtas e longas, muitos inéditos no país. Este ano os cineastas Jan Svankmajer (República Tcheca) e Gil Alkabetz (Israel) ganharão mostras especiais. O evento é gratuito e vai até o dia 7 de outubro. Veja a programação completa aqui.

Serão 66 filmes na programação, 14 deles inéditos no Brasil. A mostra competitiva será exibida no Centro Cultural Correios. Serão entregues R$ 13 mil em prêmios nas categorias Melhor Curta – Prêmio Correios, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Melhor Filme – Escolha do público. Esta será a primeira vez que a plateia vai definir o ganhador desse prêmio.

Também serão laureados, com entrega do Troféu Animage, os filmes que se destacarem nos quesitos Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Técnica e Melhor Som. O resultado será apresentado no último dia do festival, 7 de outubro.

Outros lugares do Recife que recebem o festival são Cine São Luiz e Cinema da Fundação, que abrigam as mostras Especiais de Svankmajer e de Alkabetz ; e o Teatro do Imip, no Nascedouro de Peixinhos e os parques Dona Lindu e 13 de Maio, que passam a mostra não-competitiva. Quem é a curadora do evento é Nara Normande, que é cineasta e animadora.

“A maioria é feita de maneira independente e possui uma linguagem bem forte e particular. O experimentalismo visual e narrativo também está presente em vários filmes este ano”, comenta por email. O festival ainda terá seis oficinas, por tanto fiquem ligados e saibam como realizar a inscrição pelo site: www.animagefestival.com.br.

A animação indie Big Drive

O elogiado stop-motion Em La Opera

Cena de Muybridge's-String

O desenho Oedipus

Sem mais artigos