all-your-gardening-needs.jpg

CERCA VIVA
Do regador saem bolhas de ar-quitetura
Por Joana Coccarelli

Todas suas necessidades de jardinagem foram cumpridas por Tiago Casagrande, de Porto Alegre. Não há sinal de quintal e ainda assim todas suas necessidades de jardinagem brotaram de muros, portas e corredores esquadrinhados por All Your Gardening Needs, o noosférico projeto musical-arquitetônico-ambiente do gaúcho.

Tiago dá forma ao vento: “A música ambiente não pode demandar muita atenção, muito foco; ao mesmo tempo, precisa ser melhor que o som desligado, maior que a dureza do silêncio”. Na seqüência, reforma uma idéia naftalina: “O elevador é a vitrine do ambient”.

Mas nada assim tão plasma. No âmago do invólucro etéreo existe a trama do tecido. “Uma música pode levar um, dois meses pra ficar pronta, entre escolhas de timbres e instrumentos, pavimento de camadas, mini-variações nas linhas de base e bateria, todo um novo processo criativo na equalização. O destino é liberar uma confortável nuvem sonora, não-intrusiva, que crie espaços neurais – mas, ao mesmo tempo, rica quando observada de perto. Nuvens estão cheias de ar, água e eletricidade. Sem isso, não passa de música pano de fundo”.

Jardinagem evoca o green da parede da minha sala, mas Tiago enxerga com o branco dos olhos. Não se atém muito à criação de linhas melódicas: “Quero fazer mais branco”. Mais limpo, mais pálido. Um iglu, o próprio edifício glacial. “Tento criar música para quem não gosta de música”, e assim nos enterra num paradoxo cúbico, mas fresco e úmido, da delícia perfeita e polar.

All Your Gardening Needs opera na divisão entre música e design. É o tipo de som que, internamente, nos localiza no espaço exterior: “Espero desenhar quartos na cabeça das pessoas”, voa Tiago, e consegue. Sua música traça geometrias tridimensionais embebidas em refrescante gel de humores. Suas perspectivas são profundas; existe uma consciência quase tátil do tempo, da harmonia que se alonga em timbres seriais que demoram a surgir e se repetem a perder de vista – mais ou menos como se, da varanda, avistássemos várias camadas de horizonte deslizando para o mesmo ponto de fuga.

“Imagina se cada lugar tivesse sua própria música”. “Imagina como seria o mercado para um tipo de música que toca em qualquer lugar. All Your Gardening Needs é sobre a experiência sonora de lugares”.

O projeto nasce em 2003 e segue a escala do básico, deixando muito espaço para circulação. AYGN é um elaborado resultado que partiu da pergunta sobre o mínimo que se deve saber para produzir música de qualidade. Tiago tomou jazz e metal, formatos que mais aprecia, catou instrumentos em sites gratuitos e destilou tudo em Fuity Loops 3.35. O analisador de espectro mostra pouquíssimos agudos: as faixas são como um móvel sem quinas. “O ambient é feito para a relação. É o sofá do design de interiores, alguma coisa sutil e semi-consciente”.

Aqui você escuta as acomodações já habitáveis. Das próximas músicas, já se ouve o ruído dos vergalhões cravando o céu: *CLANG*.

+ INFORMAÇÃO:
Trig: trig.com
Behance: behance.net
Humble: humblevoice.com

Sem mais artigos