bowie

David Bowie, uma das maiores lendas do pop mundial, morreu neste domingo (10) aos 69 anos. Ele lutava contra um câncer há quase dois anos disse um comunicado oficial.

“David Bowie morreu em paz hoje, cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer. Enquanto muitos vão dividir a dor pela perda dele, pedimos que vocês respeitem a privacidade da família neste período de luto”, disse o comunicado.

Bowie tinha lançado em janeiro deste ano seu 25º álbum de estúdio, Blackstar, um marco em sua carreira e um dos seus melhores trabalhos em todos os tempos. Influenciado pelo jazz, ele se uniu ao produtor e amigo Tony Visconti para fazer um trabalho experimental e pesado.

bowie

Bowie nasceu David Robert Jones no dia 8 de janeiro de 1947 em Brixton, Inglaterra. Formou sua primeira banda aos 15 anos, The Konrads. Assumiu o nome Bowie no início dos anos 1960 para não ser confundido com Davy Jones, do The Monkees. Lançou seu álbum de estreia, homônimo, em 1967.

Mas foi apenas no segundo disco, Space Oddity, que se tornou um astro. A música mostrava a história de Major Tom em sua ida ao espaço. A partir daí o cantor emplacou uma série de inovações na música que o fizeram um dos mais revolucionários de seu tempo. Criou o personagem Ziggy Stardust, um dos mais icônicos do rock, influenciando toda uma geração do glam. Em seguida flertou com a música eletrônica, a soul music e o dance.

Nenhum artista se reinventou tanto quanto David Bowie.

Recluso, Bowie não concedia entrevistas nem fazia aparições públicas desde 2003, quando interrompeu a turnê do disco Reality por conta de problemas no coração. Seus dois últimos trabalhos foram feitos em segredo e foram lançados de forma surpresa sempre no seu aniversário.

Bowie deixa o filho, o cineasta Duncan Jones, uma filha, Alexandria, e a esposa, a modelo Iman Abdulmajid.

Sem mais artigos